MundoBola Flamengo
·10 de novembro de 2025
Filipe Luís cobra tempo para treinar e diz que não reconheceu Flamengo contra Santos

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 de novembro de 2025

Filipe Luís concedeu entrevista coletiva após a vitória do Flamengo sobre o Santos por 3 a 2, neste domingo (9), pela 33ª rodada do Brasileirão. O treinador disse que precisa treinar a equipe com "urgência" após o susto nos minutos finais e lamentou o número de convocados.
"Preciso de tempo de treinamento. Infelizmente, como você citou, vamos ter muitos convocados, muitos jogadores que não vão estar nesses treinamentos, porque é preciso recuperar comportamentos, preciso recuperar conceitos que se foram se perdendo. E hoje, em determinados momentos do jogo, eu não me reconheço", disse Filipe Luís.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 68 pontos e segue na briga direta pelo título do Brasileirão, empatado com o Palmeiras. O treinador destacou que o período de Data Fifa será importante para corrigir falhas e reencontrar o padrão de jogo que marcou a equipe nas rodadas anteriores.
"Quando eu vejo uma equipe se partir ou acelerar tanto o jogo do jeito que foi, principalmente no primeiro tempo. Então, eu preciso, urgentemente, ter tempo para treinar para recuperar esses conceitos e que a equipe jogue do jeito que eu quero que jogue. Então, em alguns momentos do primeiro tempo, como eu falei, não senti isso", completou.
Filipe Luís voltou a reforçar que o foco está na consistência defensiva e na manutenção do equilíbrio tático. Para ele, o aprendizado diante do Santos pode ser determinante para as últimas rodadas do campeonato, quando cada detalhe pode definir o campeão.
"Eu prezo muito pela fase defensiva da equipe, dou muito valor a isso, acredito firmemente que a defesa é a melhor arma para poder ganhar um campeonato, ter uma defesa sólida. Nos custou muito chegar aqui com esses números tão baixos de gols sofridos e esse susto, que sirva de lição", disse, antes de finalizar:
"No Campeonato Brasileiro, e talvez no futebol mundial, se você baixa os braços, custa muito caro. A gente já sabe disso, então já falei para eles e não me preocupa, não me preocupa porque é um caso assim à parte, mas sim me machuca, eu repito, odeio que aconteça isso."
Filipe ainda destacou a competitividade do Brasileirão, explícita pela pouca diferença de títulos entre os clubes, o que não acontece em muitos países da Europa. Ele aponta como os julgamentos sobre os times mudam conforme o resultado, além da pressão de defender o Rubro-Negro.
"O campeonato é muito disputado. Todos nós deixamos pontos no decorrer desse campeonato. A pressão do Flamengo é maior do que os outros clubes, até a forma como os adversários vêm jogar contra o Flamengo é diferente, por ser o Flamengo. Todos os times cometem erros nessas fases decisivas."
"No fim das contas, o time que estiver em cima da tabela é aquele que foi mais forte mentalmente, o melhor do campeonato. Por isso, é tão difícil, tão disputado. E, por isso, é tão difícil de vencer. A gente vê em outros campeonatos da Europa, por exemplo o Real Madrid tem mais de 30 campeonatos nacionais. E aqui isso não existe pelo nível de competitividade que é."









































