MundoBola
·01 de fevereiro de 2026
Filipe Luís reencontra Dorival na Supercopa após relação que marcou início da carreira

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·01 de fevereiro de 2026

A Supercopa entre Flamengo e Corinthians, neste domingo (1), reserva um reencontro simbólico entre Dorival Júnior e Filipe Luís. A relação entre os dois treinadores começou há mais de 20 anos, no Figueirense, quando Dorival teve papel decisivo na transformação do então jovem meia em lateral-esquerdo.
No início dos anos 2000, ainda com 18 anos, Filipe recebeu do treinador um conselho que mudaria sua carreira. Dorival enxergou potencial na lateral e bancou a mudança de posição, acompanhando de perto o desenvolvimento do jogador no dia a dia. O resultado apareceu rápido. Filipe virou titular, foi campeão catarinense e chamou atenção do futebol europeu.
A aposta se confirmou rapidamente. Filipe construiu uma carreira de elite, com passagem marcante pela Europa, títulos nacionais e continentais, presença na Seleção Brasileira e últimos anos de muito sucesso com a camisa do Flamengo. Anos depois, já no fim da trajetória como atleta, os caminhos voltaram a se cruzar.
Em 2022, Dorival assumiu o Flamengo em meio a turbulência e encontrou em Filipe Luís um dos líderes do elenco. Dentro de campo e no vestiário, o lateral funcionou como extensão da comissão técnica. Juntos, conquistaram a Copa do Brasil e a Libertadores.
Agora, o reencontro acontece em novo contexto. Filipe Luís, já como treinador, vive início meteórico na carreira e chega à Supercopa após um ano histórico com o Flamengo. Dorival, por sua vez, vive uma retomada no Corinthians após a passagem ruim pela Seleção.
No Mané Garrincha, a decisão coloca frente a frente mestre e pupilo, passado e presente, em um duelo que vai além do troféu. Para ambos, o jogo carrega memória, influência e uma história que começou bem longe dos holofotes, mas volta ao centro do palco no primeiro grande título da temporada.
O Flamengo chega à decisão da Supercopa com uma estratégia voltada à intensidade física e ao controle de carga no início da temporada. A comissão técnica de Filipe Luís avalia que alguns dos principais nomes ainda buscam melhor ritmo e, por isso, a tendência é de preservação parcial.
A provável escalação do Flamengo tem Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Erick Pulgar e Carrascal; Plata, Cebolinha e Pedro.
No Corinthians, o cenário é diferente. Dorival Júnior não pretende poupar e enxerga a Supercopa como oportunidade de afirmação, apostando no time considerado ideal para a decisão.
A equipe paulista deve ir a campo com Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, André, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.









































