MundoBola
·20 de fevereiro de 2026
Filipe Luís sobe no muro, minimiza racismo contra Vini Jr e revolta torcida do Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·20 de fevereiro de 2026

Filipe Luís comentou o racismo sofrido por Vini Jr e deu declarações que geram revolta entre os rubro-negros, nesta quinta-feira (19), após derrota para o Lanús. Ao comentar o crime do qual Vinícius foi vítima no jogo entre Benfica e Real Madrid, o treinador minimizou a perseguição sistemática ao atacante e até colocou em dúvida a veracidade do insulto.
"Sempre fui muito bem tratado aqui. Adoro a Argentina, sou muito feliz aqui, muito bem recebido. Só tenho boas palavras para falar da Argentina. Um caso isolado destes não influencia nada do que penso deste país, que é tão lindo", afirmou Filipe Luís, ignorando o histórico de ataques contra o atacante e contra brasileiros em países vizinhos.
Sobre a acusação de Vini Jr, o técnico do Flamengo adotou um tom de neutralidade: "Prestianni tapou a boca, não o deveria ter feito e isso gera todo este alvoroço. Agora é a palavra de um contra o outro. É muito delicado. Se o disse, tem de pagar, mas, repito, é a palavra de um contra outro e não sou eu que posso julgar".
A reação da torcida do Flamengo nas redes sociais foi imediata e agressiva contra o treinador. O principal ponto de revolta é o fato de Filipe Luís ter escolhido "ficar em cima do muro" enquanto o próprio Flamengo, como instituição, e figuras do futebol europeu já fecharam questão em defesa absoluta de Vini Jr.
Internautas reagiram apontando que não se trata da "palavra de um contra o outro", já que Kylian Mbappé foi testemunha ocular e confirmou as ofensas no campo.
O contraste com outros comandantes, esses não ligados ao Flamengo, também pesou. Enquanto Vincent Kompany (Bayern) e Liam Rosenior (Chelsea) foram contundentes ao condenar o racismo e a postura do Benfica, o técnico rubro-negro preferiu tratar o episódio como uma dúvida.
Para a Nação, a postura de Filipe Luís foi "decepcionante" e "desconectada". Os torcedores questionam por que o treinador não acreditou 100% no atacante revelado pelo clube, especialmente em um momento onde o Real Madrid já apresentou provas audiovisuais e testemunhais à UEFA.
As falas de Filipe Luís mostram um raro capítulo de total desconexão com o Flamengo desde que chegou em 2019. Sempre muito identificado com o clube, o ex-lateral foi na contramão da postura adotada pelo próprio Rubro-Negro horas após o episódio em Lisboa.
"O que o Vini Jr vive não é só sobre futebol. Ali tem um garoto que sonhou, que lutou, que venceu muita coisa pra estar onde está. E dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você", diz a publicação.









































