MundoBola Flamengo
·10 de setembro de 2025
Flamengo aposta em recurso no STJD para liberar Bruno Henrique

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·10 de setembro de 2025
Bruno Henrique foi punido com 12 jogos de suspensão por conta do caso envolvendo manipulação de apostas esportivas. Ele teria avisado familiares que sofreria o cartão amarelo contra o Santos, em 2023.
O processo se arrastou e culminou na suspensão recente. O Flamengo, por sua vez, já tomou a medida cabível. Nas últimas horas, nesta quarta-feira (10), o clube entrou com pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Assim, a equipe tenta conseguir a liberação do atacante para os próximos jogos enquanto o julgamento em segunda instância, no Pleno, não acontece.
O Flamengo quer ter Bruno Henrique no jogo contra o Juventude, no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi.
A partida marca a 23ª rodada do Brasileirão, e o Mengo tenta se manter no topo. De acordo com o 'ge', o Flamengo estaria otimista e acredita que pode mudar a decisão da 1ª comissão disciplinar.
Filipe Luís deve saber se poderá contar com o Camisa 27 ainda nesta quarta-feira (10). Por enquanto, o jogador perde os seguintes jogos do Brasileirão, considerando que a pena não interfere na Libertadores.
Bruno Henrique contou com advogado próprio no caso, mas também com o do Flamengo. Michel Assef explicou por que a pena se aplica apenas no Brasileirão, com BH voltando ao campeonato faltando cinco rodadas para o fim.
"Houve um requerimento de extensão dessa punição, o que não tem o menor cabimento, com todo o respeito à Justiça desportiva. Esse tipo de extensão cabe em situações como punições por prazo ou quando o atleta deixa o clube e é transferido para o exterior, não é o caso aqui. A punição por partida deve ser cumprida na mesma competição, assim estabelece o regulamento da modalidade e o CBJD", diz.
Michel continua, e afirma que o relator foi o único a levantar a hipótese de que a pena também fosse praticada nos jogos internacionais.
"O Código Brasileiro de Justiça Desportiva é muito claro que as penalidades por partida são cumpridas no próprio campeonato em que ela foi praticada. Nesse caso é o Brasileiro. Não há menor dúvida em relação a isso, apesar da solicitação. Inclusive isso não foi colocado no resto do julgamento, apenas o relator que trouxe essa questão", conclui.
Para que a pena também se aplique em jogos da Libertadores, o STJD teria que acionar a CBF. Assim, dependeria da Fifa decidir estender os efeitos da suspensão.
Nesse cenário, Bruno Henrique perderia os dois jogos contra o Estudiantes, nas quartas de final. Além disso, eventuais semifinais de Libertadores também aconteceria sem a presença do atacante.