MundoBola Flamengo
·18 de novembro de 2025
Flamengo não disputará Copinha 2026; entenda o motivo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·18 de novembro de 2025

O Flamengo não disputará a Copinha 2026. A decisão faz parte do planejamento estratégico do departamento de futebol, que optou por priorizar a utilização da base no início da temporada profissional. A informação foi divulgada inicialmente pelo canal "Flazoeiro".
Segundo a apuração, a diretoria rubro-negra decidiu que os Garotos do Ninho serão peças fundamentais para o início do Campeonato Carioca de 2026.
O objetivo é utilizar o elenco jovem nas primeiras rodadas da competição estadual, permitindo que o elenco principal tenha um período adequado de pré-temporada e férias, visando o calendário extenso do ano, principalmente com o Brasileirão começando em janeiro.
Historicamente, o Flamengo já utilizou essa estratégia de mesclar ou usar inteiramente a base no início do Carioca, mas a ausência total na Copinha (a maior competição de base do país) marca uma mudança significativa de postura institucional para a próxima temporada.
A ausência do Mais Querido será sentida na competição. O Flamengo é uma das equipes mais tradicionais do torneio, ostentando a condição de tetracampeão. O clube levantou a taça em 1990, 2011, 2016 e 2018.
Na última edição, disputada em janeiro de 2025, o Rubro-Negro não conseguiu avançar às fases decisivas. A equipe foi eliminada precocemente na segunda fase após ser derrotada pelo Red Bull Bragantino pelo placar de 3 a 1.
Atualmente, o posto de campeão da Copinha pertence ao São Paulo, que venceu a última edição e defenderá o título. Com a confirmação da ausência do Flamengo, o torneio perde um de seus maiores protagonistas, enquanto a Nação Rubro-Negra voltará suas atenções para ver as joias da base atuando no estadual.









































