Flamengo não é exceção: Derrotas no exterior são rotina brasileira na Recopa | OneFootball

Flamengo não é exceção: Derrotas no exterior são rotina brasileira na Recopa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·20 de fevereiro de 2026

Flamengo não é exceção: Derrotas no exterior são rotina brasileira na Recopa

Imagem do artigo:Flamengo não é exceção: Derrotas no exterior são rotina brasileira na Recopa

O favoritismo do Flamengo na Recopa Sul-Americana não entrou em campo na Argentina. A derrota rubro-negra para o Lanús, no entanto, não deveria surpreender: é a rotina brasileira no torneio.

Ninguém discute a hegemonia brasileira nesta altura no cenário sul-americano. O Brasil tem vencido, ano após ano, a Copa Libertadores, e com certa facilidade. Cada vez é mais difícil encontrar rivais à altura na principal competição do continente, devido ao poderio financeiro desigual, amplificado ainda com a crise no futebol argentino.


Vídeos OneFootball


O domínio, curiosamente, não se estende na mesma proporção por Copa Sul-Americana e Recopa. O Lanús acabou por eliminar dois favoritos brasileiros para ser campeão no ano passado da Sul-Americana - Fluminense e Atlético Mineiro. Surpreendeu novamente nesta quinta-feira ao derrota o Flamengo, embora por margem mínima e ainda com um jogo no Brasil para tentar confirmar o título do torneio, uma espécie de comemoração de início de temporada na América do Sul.

Em 16 jogos disputados no exterior, como visitante, por clubes brasileiros na Recopa, apenas três vezes o clube brasileiro saiu vencedor. A última delas em 2021 com o Palmeiras, com vitória por 2 a 1 sobre o Defensa Y Justicia. Contra as expectativas, o time argentino venceu no Allianz Parque e sagrou-se campeão naquele ano.

Em 2025, o Botafogo foi derrotado pelo Racing - dentro e fora de casa. Em 2024, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para a LDU e virou a eliminatória em casa para ser campeão. Em 2023 o próprio Flamengo caiu para o Independiente del Valle, por 1 a 0, placar que devolveu no Brasil, perdendo o título nos pênaltis.

O mais preocupante para o Flamengo é o histórico raro de recuperação do resultado em casa. Além do Tricolor em 2024, apenas o Internacional, em duas ocasiões (2011 e 2007), sagrou-se campeão depois de ter sido derrotado no primeiro jogo em confrontos internacionais. O Rubro-Negro tenta entrar na lista na próxima quinta-feira, no jogo de volta contra o Lanús.

Saiba mais sobre o veículo