MundoBola Flamengo
·28 de novembro de 2025
Flamengo precisa ter atenção com 'armadilha' do Palmeiras; entenda

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 de novembro de 2025

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras é a consagração de uma das grandes rivalidades dos últimos anos. As duas equipes são as que mais disputam títulos no país e no continente, e travam uma segunda batalha final.
Isso porque, em 2021, foi assim que a decisão foi tratada em Montevidéu. E existe uma armadilha em comum que o Mengão precisa ficar atento.
Essa armadilha é o retrospecto do confronto direto. Em 2021, o Flamengo chegava como favorito por conta do histórico recente de confrontos.
Naquela altura, eram nove jogos sem perder para o Palmeiras. Foram cinco vitórias do Flamengo e quatro empates desde 2018 até aquela final no Uruguai.
A situação é parecida em 2025. Os rubro-negros chegam animados para a decisão por conta do bom desempenho recente contra o Palmeiras.
Mesmo com a final vencida, Abel Ferreira ainda tem o Flamengo como principal dificuldade no Brasil.
Desde aquela final, são 12 jogos, com apenas duas vitórias palmeirenses, quatro vitórias flamenguistas e cinco empates.
Além disso, para melhorar para o imaginário flamenguista, são duas vitórias consecutivas, com o Mengão vencendo no primeiro e no segundo turno do Brasileirão 2025.
Isso pode se mostrar uma grande armadilha, já que o oba-oba pode aumentar por conta dos últimos jogos.
Ou seja, um cenário parecido com o de 2021. Em contrapartida, é a chance do Flamengo mostra que aprendeu com os erros e não cair nessa nova armadilha, que se repete quatro anos depois. No sábado (29), às 18h (de Brasília), o time terá a chance de se vingar pela decisão anterior.
O futebol, muitas vezes, não se explica. Um time pode ser favorito, mas, em campo, tudo pode acontecer em 90 minutos.
Principalmente em finais únicas. Desde expulsões até fatalidades defensivas, há muitas formas de se perder um jogo atuando melhor.
O que pode justificar a inesperada derrota na final da Libertadores 2021 é o erro na prorrogação. A partida estava empatada por 1 a 1 e o Flamengo criava as melhores chances.
Mas Andreas Pereira, ao receber a bola como último homem, acabou travando e cometendo um erro fatal.
Ele perde a bola para Deyverson, que aproveita para marcar o gol da vitória, ainda acertando a perna de Diego Alves, mas vendo a bola entrar.
Um lance que mudou a final e fez a diferença, apagando todo o retrospecto anterior.
Vale ressaltar que o mesmo Andreas Pereira, agora, estará do outro lado, reencontrando o Flamengo em uma final de Libertadores, agora, pelo Palmeiras.
O erro individual é mais um trauma a ser exorcizado no Flamengo. É a chance de mostrar que o resultado foi negativo, muito por conta do lance capital, e que em um jogo sem anormalidades, o Rubro-Negro é, sim, superior ao Palmeiras.
Ao vivo









































