MundoBola
·23 de janeiro de 2026
Flamengo sondou Mirassol por jovem Cristian Araújo; conheça mais sobre

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·23 de janeiro de 2026

O Flamengo segue ativo no mercado da bola, e o radar não está ligado apenas para reforços de peso no elenco profissional. O Rubro-Negro demonstrou interesse na contratação do jovem meio-campista Cristian Araújo, de apenas 16 anos, que pertence ao Mirassol e foi um dos destaques da equipe paulista na disputa da Copinha deste ano.
Segundo informações do jornalista Felipe Silva, da "ESPN", o Mais Querido não está sozinho na disputa. O Grupo City (que tem como expoente no Brasil o Bahia) também monitora a joia, assim como Atlético-MG e Vitória, o que deve elevar a concorrência e dificultar um desfecho rápido. Cristian já está apto a assinar seu primeiro contrato profissional.
Cristian completou 16 anos no início de janeiro, mas sua pouca idade não o impediu de atuar pelo time Sub-20 do Mirassol na Copinha, onde contribuiu com uma assistência.
O desempenho do garoto chamou atenção do jornal espanhol "Diario AS", que publicou uma análise detalhada sobre o atleta, chamando a atenção para sua maturidade em campo e capacidade de criação, incomuns para a idade. O veículo descreveu Cristian como um jogador de "bom controle de bola, qualidade no passe e leitura de jogo acima da média".
Natural de Campo Erê-SC, o meia passou pela Azuriz e teve uma breve experiência na base do Palmeiras antes de chegar ao Mirassol em fevereiro de 2025. No ano passado, o clube do interior paulista chegou a recusar uma oferta do Hoffenheim, da Alemanha, pelo jogador.
O interesse em Cristian Araújo não é aleatório; ele desenha perfeitamente a nova estratégia para as categorias de base anunciada pelo presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap).
No fim do ano passado, em reunião no Conselho Deliberativo, Bap foi transparente ao afirmar que o clube passaria por uma reformulação drástica na base, dispensando quantidade (o número de atletas caiu de 404 para cerca de 260) para focar em qualidade pontual.
O mandatário chegou a prever um ano de 2026 sem brilho na base, mas projetou um 2027 vitorioso com a maturação dessas novas apostas de 15 e 16 anos, exatamente a idade de Cristian.
"A base do Flamengo vai passar por um período de seca. Este ano não foi um ano brilhante, e a gente não espera um ano brilhante em 2026. Mas em 2027 a gente vem voando baixo. Estamos apostando todas as fichas em alguns garotos de 15 e 16 anos", disse Bap na ocasião.
O presidente detalhou a metodologia financeira por trás dessas investidas, que se assemelha à lógica de mercado de ações: comprar promessas a preços acessíveis esperando uma valorização exponencial.
"Tem alguns garotos que vocês não conhecem, cujos passes a gente tem comprado por R$ 1 milhão ou R$ 2 milhões, o que não é muito dinheiro. A ideia é comprar oito ou 10 garotos desses para posições de que o time profissional precisa... Contratando 10 garotos desses, se um estourar, paga por todos os outros", finalizou o mandatário.
Cristian Araújo, portanto, surge como um dos primeiros nomes a testar essa nova filosofia de captação do Flamengo para sua base.
Ao vivo








































