MundoBola Flamengo
·15 de outubro de 2025
Flamengo tem baixo aproveitamento em clássicos no Brasileirão 2025; Botafogo é o adversário da vez

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·15 de outubro de 2025
Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Engenhão, em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão 2025. O Rubro-negro, mesmo invicto, tem um aproveitamento inferior ao rival em clássicos, na atual edição do campeonato.
O desempenho do Botafogo em confrontos diretos no Rio de Janeiro é um ponto de atenção na atual temporada. Com um aproveitamento de 58,3% em quatro clássicos disputados neste Brasileirão, o time comandado por Davide Ancelotti soma duas vitórias (2 a 0 sobre o Fluminense e 2 a 0 contra o Vasco), um empate (0 a 0 com o próprio Flamengo no primeiro turno) e uma derrota.
O revés recente para o Fluminense por 2 a 0 quebrou uma sequência de nove jogos de invencibilidade do Botafogo contra rivais cariocas no Brasileirão. Em 2024, ano anormal para os padrões botafoguenses, venceu os dois duelos com o Flamengo no campeonato.
Do outro lado, o Flamengo de Filipe Luís defende uma invencibilidade em clássicos neste campeonato, mas o retrospecto de empates preocupa. Em quatro partidas, o Rubro-Negro venceu apenas uma, um 1 a 0 sobre o Fluminense com gol de Pedro nos minutos finais. Os outros três confrontos terminaram empatados: 0 a 0 com o Vasco, 0 a 0 com o Botafogo e 1 a 1 novamente com o Vasco.
Este desempenho resulta em um aproveitamento de 50%, com seis pontos importantes deixados pelo caminho para quem briga pelo título. O Mais Querido chega ao Engenhão com o favoritismo, amparado por um histórico positivo no estádio: antes da derrota em 2024, o Flamengo acumulava sete vitórias consecutivas no local.
A derrota do time de Tite por 4 a 1, no ano passado, foi aliviada após a conquista da Supercopa do Brasil em cima do rival, com show de Bruno Henrique, no início do ano. No entanto, o Rubro-Negro terá a chance de voltar ao caminho das vitórias, contra o alvinegro, no Engenhão.