MundoBola
·26 de janeiro de 2026
Flamengo x Corinthians: CBF escala arbitragem polêmica para Supercopa do Brasil

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·26 de janeiro de 2026

A arbitragem da Supercopa do Brasil entre Flamengo e Corinthians, no próximo domingo (1º), será comandada por Rafael Klein. O árbitro gaúcho foi escalado pela CBF nesta segunda-feira (26) e apita a decisão marcada para as 16h, no Mané Garrincha, em Brasília.
Esta será a 15ª partida do Flamengo sob o comando de Rafael Klein como árbitro principal. A escala foi realizada pela CBF em audiência pública, e o restante da equipe de arbitragem da Supercopa será divulgada em breve.
O histórico recente de Rafael Klein em jogos do Flamengo inclui episódios que geraram polêmica, especialmente em confrontos do Brasileirão e da Copa do Brasil nas últimas temporadas. Entre os lances mais lembrados está os cartões para Bruno Henrique contra o Santos, em 2023, que se tornaram peça da denúncia contra o atleta por manipulação.
No mesmo jogo, aliás, expulsou Gerson após revisão do VAR, em lance inicialmente punido apenas com cartão amarelo. Em outro episódio, o árbitro não assinalou pênalti em David Luiz em um FlaxFlu, lance que gerou reclamações do Flamengo.
Além dos casos, a arbitragem de Rafael Klein costuma ser marcada por alto número de intervenções. O árbitro acumula média elevada de faltas e cartões, o que aumenta o debate sobre condução do ritmo das partidas, algo muito criticado pelo Rubro-Negro em 2025.
Rafael Klein é um nome que causa preocupação também nos torcedores do Corinthians. Afinal, o time paulista jamais venceu uma partida apitada pelo árbitro escalado para a Supercopa do Brasil. São oito jogos até o momento, com três empates e cinco derrotas corintianas.
Rafael Klein já apitou diversas partidas do Flamengo nos últimos anos, com histórico concentrado principalmente no Brasileirão, além de jogos decisivos pela Copa do Brasil.
Jogos do Flamengo apitados por Rafael Klein:
Agora, o árbitro terá o Flamengo x Corinthians da Supercopa do Brasil nesta lista, e a expectativa dos torcedores de ambos os times é um jogo sem protagonismo da arbitragem.









































