Fluminense supera o Bahia no Maracanã e garante vaga direta na Libertadores | OneFootball

Fluminense supera o Bahia no Maracanã e garante vaga direta na Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·07 de dezembro de 2025

Fluminense supera o Bahia no Maracanã e garante vaga direta na Libertadores

Imagem do artigo:Fluminense supera o Bahia no Maracanã e garante vaga direta na Libertadores

Em jogo que valia uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América, o Fluminense levou a melhor contra o Bahia e venceu por 2 a 0, no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Ganso e Thiago Silva marcaram os gols do jogo. 

A vitória faz o Fluminense acabar o Brasileirão na quinta posição, com 64 pontos conquistados. Já o Bahia, com 60 pontos, fez a melhor campanha da sua história, mas em sétimo, irá disputar a pré-Libertadores. 


Vídeos OneFootball


Goleiros aparecem bem

A primeira chegada ao ataque foi do Flumiennse, quando Lucho Acosta carregou pelo meio e inverteu para Canobbio, que abriu para a canhota e soltou a pancada que saiu acima da meta. O jogo esteve bastante pegado no meio de campo e com muito equilíbrio, com equipes até trocando bons passes, mas falhando no último passe perto da área. 

As equipes se alternaram na posse de bola, mas tiveram dificuldades em acelerar suas jogadas e aproximar da área com chances perigosas. O Fluminense conseguiu boas combinações com Lucho Acosta, mas nada de finalizar. Já o Bahia foi lento na troca de passes e nem mesmo os contra-ataques com os velozes Ademir e Erick Pulga funcionaram. 

A primeira finalização do Bahia só aconteceu aos 24, quando Luciano Juba arriscou da intermediária, a bola desviou e saiu por cima. Já aos 27, a primeira chance clara do jogo, e para o Fluminense. Em contra-ataque, Lucho Acosta colocou Serna na cara do gol e o colombiano chutou em cima de Ronaldo. Aos 29, o argentino serviu Everaldo, que soltou uma pancada e também parou em defesaça do goleiro do Bahia

Aos 35, o Bahia teve sua primeira grande chance. Erick Pulga bateu cruzado da esquerda, Fábio deu rebote e William José só não marcou por salvada heroica de Martinelli. Aos 42, após bola roubada no ataque, o centroavante teve nova grande chance,  bateu no contrapé e Fábio salvou o Flu. O equilibrado primeiro tempo acabou empatado. 

Bahia vacila e Flu castiga

O Bahia perdeu Ademir por lesão e voltou para o segundo tempo com a entrada do atacante Tiago. O Tricolor assustou aos 4, quando Jean Lucas bateu colocado, a bola quicou no chão e Fábio fez uma grande defesa. As equipes se alternaram no campo de ataque, mas nada de criar novas boas jogadas. 

O Fluminense passou a ficar mais tempo com a bola, acelerou com seus pontas, mas a zaga do Tricolor se fechou bem. O Bahia, no entanto, deixou de acertar passes e desperdiçou contra-ataques, se tornando inofensivo. Aos 19, Thiago Silva teve uma chance claríssima de marcar livre na pequena área, mas furou o chute. 

As duas equipes fizeram mudanças no setor ofensivo tentando oxigenar seus ataques que eram pouco caprichosos no momento de definição. Um erro seria fatal... e foi isso que aconteceu. Aos 30, Luciano Juba errou feio em recuo para o meio da área e Paulo Henrique Ganso bateu de cavadinha, encobrindo Ronaldo. Golaço!

O Bahia se lançou ao ataque e assustou em dois lances seguidos de finalizações de fora da área que passaram perto do travessão. Mas o Fluminense que foi fatal. Aos 38, Soteldo fez jogadaça pela esquerda, cruzou com perfeição e Thiago Sliva testou forte para o fundo da rede. 2 a 0. Ali o jogo esteve acabado e o Tricolor Baiano não soube reagir. 

Saiba mais sobre o veículo