Esporte News Mundo
·04 de dezembro de 2025
Fortaleza deixa o Z-4 após 27 rodadas e chega à última rodada dependendo apenas de si para seguir na Série A

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·04 de dezembro de 2025

O Fortaleza encerrou, enfim, um longo e sufocante período dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Foram 27 rodadas seguidas no Z-4, desde a 11ª jornada, até que a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na noite desta quarta-feira (3), diante de um Castelão lotado, recolocou o Tricolor fora da degola e reacendeu a esperança da torcida de manter o clube na Série A.
O resultado levou o time aos 43 pontos e, mais importante, devolveu o controle do próprio destino. Uma vitória sobre o Botafogo, no domingo (7), no Engenhão, garante a permanência.
A rodada 37 foi marcada por tensão, calculadora e olhar dividido. O Fortaleza entrou em campo sabendo que o duelo entre Bragantino e Vitória era determinante para o próprio futuro, e, ainda nos primeiros minutos da partida em Bragança Paulista, o placar favorável ao Massa Bruta,com dois gols de Sasha antes dos 10 minutos, colocava o Tricolor momentaneamente fora do Z-4. Embalado por essa combinação, o time de Martín Palermo começou pressionando o Corinthians e não demorou a transformar o momento em vantagem.
Logo aos sete minutos, Breno Lopes puxou contra-ataque e acionou Herrera, que encontrou Pochettino entrando livre na área para bater no contrapé de Hugo Souza e incendiar o Castelão. Com o 1 a 0 no placar, o Fortaleza adotou postura reativa, fechado atrás e rápido na transição, sustentando a vantagem com atuação firme de Brítez, Ávila e Diogo Barbosa, este último salvando, em cima da linha, uma finalização de Gui Negão que teria empatado o jogo.
O grande nome da noite, porém, era Brenno. O goleiro fez defesa espetacular em chute de Maycon ainda no primeiro tempo e seguiu decisivo na etapa final. Mesmo assim, o Fortaleza tratou de ampliar: Herrera aproveitou lançamento longo, ganhou da defesa e encobriu Hugo para fazer um golaço e colocar o Tricolor em situação confortável.
Mas o Corinthians insistiu. Após boa jogada de Vitinho, André diminuiu aos 24 do segundo tempo, abrindo caminho para uma pressão intensa. O Tricolor ainda perdeu chance clara com Moisés, frente a frente com o goleiro corintiano, e foi empurrado para o próprio campo. Antes dos 30 minutos, o Timão já havia finalizado 15 vezes, contra oito do Laion.
A vitória só ficou assegurada aos 45, quando Brenno fez talvez a defesa mais importante da temporada: uma cabeçada forte de Romero que o goleiro espalmou no reflexo, garantindo os três pontos que mudaram o rumo da equipe.
O resultado positivo, combinado com o tropeço do Vitória, recolocou o Fortaleza em ambiente menos hostil. Segundo as projeções do Globo Esporte, o time saltou de 29,71% para 49,31% de chances de permanência, crescimento de 19,6 pontos percentuais na rodada. Mesmo assim, o cenário segue extremamente apertado, já que cinco clubes ainda lutam contra o rebaixamento, e dois deles cairão no domingo.
O Internacional é quem chega mais ameaçado, com apenas 28,14% de probabilidade de seguir na elite após levar 3 a 0 do São Paulo na Vila Belmiro. O Vitória aparece com 42,64%, também pressionado depois da goleada de 4 a 0 sofrida para o Bragantino. O Ceará está um pouco mais confortável, com 82,03%, mesmo após a derrota que confirmou o título do Flamengo. O Santos, impulsionado por Neymar e seus três gols sobre o Juventude, tem agora 97,88% de chance de permanecer.
A última rodada terá confrontos diretos e duelos decisivos: Botafogo x Fortaleza, Santos x Cruzeiro, Internacional x Bragantino, Vitória x São Paulo e Ceará x Palmeiras.
Mesmo a tradicional marca de 45 pontos pode não ser suficiente neste ano, e a pontuação que garante 100% de permanência é de 46.
A campanha recente do Fortaleza, marcada por evolução, desempenho competitivo e vitória fundamental sobre o Corinthians, recoloca a equipe com meio caminho andado para realizar aquele que já foi considerado um “milagre”. O Tricolor chega vivo à última rodada, fora do Z-4 e com a chance de depender apenas de si. No domingo (7), às 16h, no Nilton Santos, o capítulo final.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo





































