Fut. Feminino: De volta! A convite da CBF, Ceará disputará a Série A2 do Brasileirão | OneFootball

Fut. Feminino: De volta! A convite da CBF, Ceará disputará a Série A2 do Brasileirão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Ceará Sporting Club

Ceará Sporting Club

·31 de janeiro de 2026

Fut. Feminino: De volta! A convite da CBF, Ceará disputará a Série A2 do Brasileirão

Imagem do artigo:Fut. Feminino: De volta! A convite da CBF, Ceará disputará a Série A2 do Brasileirão
Imagem do artigo:Fut. Feminino: De volta! A convite da CBF, Ceará disputará a Série A2 do Brasileirão

Ceará SC

Campeão da Série A2 em 2022, o Ceará está de volta à competição após três temporadas. Convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as Meninas do Vozão disputarão, em 2026, a segunda divisão nacional do futebol feminino.


Vídeos OneFootball


O retorno à Série A2 acontece em meio ao processo de montagem do elenco, que estava sendo realizado para a disputa da Série A3. Com o convite, a diretoria do Mais Querido se reuniu com a coordenação do departamento, além da comissão técnica, e decidiu aceitar o convite oriundo da CBF para ser o único representante do Estado no certame nacional.

A convocação da CBF aconteceu na quinta-feira, 29, com o Ceará prontamente aceitando participar da competição na sexta-feira, 30. O retorno à Série A2 só foi possível graças ao presidente João Paulo Silva e ao diretor Eduardo Arruda, que novamente confiaram e apoiaram o projeto que vem sendo vitorioso desde 2018, quando as Meninas do Vozão iniciaram suas atividades esportivas.

“Estou muito feliz em o Ceará novamente estar na Série A2. Estávamos nos organizando para a disputa da Série A3, montando um elenco competitivo para a conquista do acesso, quando surgiu o convite da CBF para retornarmos à segunda divisão. Isso só foi possível graças ao apoio que o presidente João Paulo Silva nos concede no dia a dia. Ele acredita bastante no potencial do nosso futebol feminino. Agora é honrar essa oportunidade e fazer uma grande disputa. Nosso foco inicial é a manutenção na competição, mas queremos chegar longe no torneio, assim como em 2022, quando conquistamos o título. Temos muita confiança no elenco que estamos montando e na comissão técnica conduzida pelo técnico Erivelton Viana”, disse Eduardo Arruda, diretor administrativo e de esportes amadores do Ceará.

A reapresentação das atletas aconteceu na segunda-feira, 26, com a realização de exames laboratoriais e cardiológicos, além de avaliações físicas e nutricionais. A partir de segunda-feira, 2, o elenco inicia os trabalhos com foco na disputa da Série A2 de 2026.

A competição tem início previsto para o dia 14 de março. Além da Série A2, as Meninas do Vozão disputarão a Copa do Brasil e o Campeonato Cearense.

Pela participação no Brasileiro, o Ceará receberá da CBF uma cota de R$ 360 mil. Além disso, a entidade arca com as despesas de logística, como transporte, hospedagem e alimentação para delegações de até 30 pessoas, além dos custos de arbitragem e exames.

Fórmula de disputa da Série A2

A Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino passou por mudanças no formato de disputa para 2026. Diferente dos anos anteriores, a competição será disputada em turno único, assim como a Série A1.

As oito melhores equipes da competição avançam para o mata-mata, que será disputado em jogos de ida e volta.

Os semifinalistas garantem vaga na Série A1 de 2027.

Saiba mais sobre o veículo