Clube Atlético Mineiro
·07 de fevereiro de 2026
Galo lança pedra fundamental de prédio das Categorias de Base

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·07 de fevereiro de 2026

O Atlético deu mais um passo importante na construção do seu futuro. Neste sábado (7/2), na Cidade do Galo, em Vespasiano, o Clube lançou a pedra fundamental das obras de modernização da estrutura destinada à Base, em cerimônia que reuniu diretores, imprensa, componentes de torcidas organizadas e sócios Galo Na Veia. As obras começaram em janeiro e serão realizadas sem interrupção das atividades das equipes. A previsão de conclusão é para este ano.

Foto: Pedro Souza / Atlético
Participaram do evento o membro do Conselho de Administração e acionista da SAF, Rafael Menin, o CEO do Clube, Pedro Daniel, o presidente da Associação Sérgio Coelho, o vice-presidente Márcio André, o CSO Paulo Bracks, e o gerente-geral das Categorias de Base Luiz Carlos Azevedo.
Antes do ato simbólico, Paulo Bracks e Luiz Carlos Azevedo destacaram a importância da modernização da estrutura e do uso estratégico da Base no fortalecimento do elenco principal e no planejamento esportivo do Clube.
Durante a solenidade, Rafael Menin ressaltou o significado do projeto dentro do planejamento institucional do Atlético.
“É um dia que a gente fica muito feliz. É a concretização de um projeto que iniciou-se no ano passado e ficou sensacional. Hoje é dado o primeiro passo em termos de pedra fundamental.” Foto: Pedro Souza / Atlético
O acionista projetou o cronograma da obra e o nível da estrutura que será entregue.
“A gente espera que daqui a oito, nove meses o prédio esteja totalmente pronto. Será uma estrutura de altíssimo nível, certamente das melhores do Brasil, padrão europeu.”
Ao abordar o papel estratégico da formação de atletas, reforçou a Base como um dos pilares do crescimento do Clube. “A gente tem a convicção que a Base do Galo é um pilar fundamental para que a gente possa colocar o nosso Galo em patamares cada vez mais altos.”

Foto: Pedro Souza / Atlético
O gerente-geral das Categorias de Base, Luiz Carlos Azevedo também destacou o impacto estrutural e simbólico do investimento.
“É um dia marcante, um dia histórico, porque mostra não só o olhar para o investimento, mas o apoio e o carinho que a Base vem recebendo. Chegamos aqui com Rafael, presidente Sérgio, Marcinho, toda a diretoria (…) isso mostra muito o alinhamento que nós temos e o apoio para a Base.”
Sobre a nova estrutura, o gerente projetou o salto de qualidade.
“É um prédio que coloca a Base do Galo em uma prateleira de nível Europa. Vai atender com excelência a parte médica, física, técnica e administrativa, mostrando a grandeza que queremos para a categoria de Base.”
O CEO do Atlético, Pedro Daniel, também celebrou o momento vivido pelo Clube.

Foto: Pedro Souza / Atlético
“Feliz aqui para o nosso Galo, para o nosso Atlético. É um dia histórico.”
A obra contempla a construção de um novo prédio dedicado às categorias de Base, com investimento aproximado de R$ 10 milhões. O primeiro pavimento terá 800m² e contará com recepção, academia, consultório odontológico, nutrição, fisioterapia e consultórios médicos. A área de musculação terá capacidade triplicada, permitindo trabalhos simultâneos de diferentes categorias.
O segundo andar receberá os setores de fisiologia e recuperação física em mezanino de 286m², enquanto o terceiro pavimento concentrará área administrativa, salas de gerência, comissões técnicas, reuniões e o departamento de scout.
O ponto alto da cerimônia foi o descerramento da pedra fundamental, ato simbólico que marcou oficialmente o início das obras.
O momento foi conduzido pelo presidente Sérgio Coelho, ao lado do vice-presidente Márcio André de Brito, do acionista da SAF Rafael Menin e do CEO Pedro Daniel, que realizaram juntos o descerramento da placa inaugural, simbolizando o compromisso institucional com o fortalecimento da formação de atletas e com o futuro do Clube.

Foto: Pedro Souza / Atlético
Em fala específica durante o evento, Sérgio Coelho anunciou um novo avanço estrutural que complementa o investimento na formação de atletas.
“Eu queria dar uma notícia complementando tudo que foi falado da Base: em breve, talvez ao mesmo tempo que estaremos inaugurando aqui o novo prédio da Base, nós vamos estar inaugurando a Arena da Vila Olímpica.” Foto: Pedro Souza / Atlético
Segundo o dirigente, o espaço será destinado ao futebol feminino e às categorias de Base.
“Será a arena para as Vingadoras e para os jogos oficiais da Base.”
Ele detalhou as intervenções já em andamento.
“Nós já compramos a iluminação, já compramos as torres. Vamos iniciar as reformas dos vestiários, são três, além de um prédio complementar para arbitragem, cabines de televisão e rádio.”
O projeto também prevê estrutura para transmissões e público.
“Início de março vamos iniciar arquibancada coberta para 1.500 pessoas. Em breve vamos inaugurar aqui e inaugurar lá. Os jogos oficiais serão feitos na nossa casa também, tanto das Vingadoras quanto da Base.”








































