
Gazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
Governador sugere Mané Garrincha para final da Libertadores após Lima entrar em estado de emergência

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·23 de outubro de 2025
Nesta quarta-feira, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, ofereceu Brasília como sede alternativa para a final da Libertadores 2025. A decisão está marcada para acontecer no Monumental, em Lima, no Peru, que se encontra em estado de emergência.
O político brasileiro enviou ofício à CBF e à Conmebol sugerindo que a final do torneio continental acontecesse na Arena BRB Mané Garrincha.
“Nossa cidade conta com ampla rede hoteleira, infraestrutura urbana e serviços de qualidade, além de experiência consolidada em grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, e tem todas as condições de receber essa grande partida”, justificou.
José Jerí, presidente do Peru, decretou estado de emergência em Lima para conter o avanço da criminalidade e violência na cidade. A medida vale por 30 dias e, portanto, já estaria expirada no dia 29 de novembro, data prevista para a final da Libertadores.
O Brasil já sediou duas finais de Libertadores desde 2019, quando foi implantado o sistema de jogo único na decisão. Ambas aconteceram no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 2020 e 2023. Na primeira oportunidade, o Verdão levou a taça e, na segunda, foi a vez do Fluminense.
Dois brasileiros seguem na semifinal da Libertadores: Flamengo e Palmeiras. O Rubro-Negro enfrenta o Racing, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Já o Palmeiras mede forças com a LDU na quinta-feira, no mesmo horário, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.