
Manchester City F.C.
·04 de setembro de 2025
Grace Clinton assina com o City

In partnership with
Yahoo sportsManchester City F.C.
·04 de setembro de 2025
O Manchester City tem o prazer de anunciar a transferência em definitivo da vencedora da Euro 2025, Grace Clinton.
A meio-campista chega ao clube vinda do Manchester United, tendo ajudado as Lionesses a conquistarem a glória neste verão, e assina até o verão de 2029.
Clinton chega ao City como uma das jovens meio-campistas mais promissoras da WSL e vestirá a camisa número seis durante sua passagem pelo Joie Stadium.
A meio-campista iniciou sua carreira profissional no Everton e se transferiu para o Manchester United em 2022, após estrear no time principal dos Toffees aos 17 anos.
Empréstimos ao Bristol City e ao Tottenham Hotspur seguiram-se nas duas temporadas seguintes, com suas atuações nesta última a rendendo ao título de Jogadora Jovem do Ano da PFA para a temporada 2023/24.
Ela também conquistou uma vaga na Equipe do Ano da PFA WSL daquela temporada, votada por seus colegas profissionais, após ter sido eleita Jogadora Jovem do Ano do Bristol City na temporada anterior.
De volta ao United para a temporada 2024/25, Clinton atuou 28 vezes em todas as competições, com Elisabeth Terland sendo a única jogadora a superar seus nove gols.
No cenário internacional, ela também fez parte do elenco das Lionesses, que se tornou o primeiro time principal da Inglaterra a vencer um grande torneio em solo estrangeiro.
Falando sobre a mudança, Grace disse: “É uma sensação incrível. Estou muito animada."
“Adoro o jeito como o Manchester City joga, e já foi difícil jogar contra elas no passado, então estou animada para estar aqui e conhecer as meninas."
“O City, para mim, sempre jogou um estilo de futebol incrível. Manter a posse de bola é ótimo, e há jogadoras incríveis aqui.”
A Diretora de Futebol Feminino do Manchester City, Therese Sjogran, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido trazer Grace para o Manchester City, ela é uma jogadora que admiramos há algum tempo.
“Ela ainda é uma jogadora jovem, mas já tem muita experiência, e acreditamos que ela se encaixará perfeitamente no nosso estilo de jogo e se juntará ao talentoso elenco que já temos."
“Estamos muito ansiosos para trabalhar com Grace nas próximas temporadas e vê-la deixar sua marca com a camisa do Manchester City.”
Apesar de ter apenas 22 anos, a última contratação de verão do City, Grace Clinton, chega ao clube com uma vasta experiência que vai além da sua tenra idade.
E recém-chegada de ajudar a Inglaterra a triunfar na Eurocopa de 2025, na Suíça, ela está pronta para deixar sua marca no Estádio Joie e ampliar seu currículo já impressionante.
Entre seus reconhecimentos individuais e coletivos, ela também se destacou consistentemente nos maiores palcos e em ambientes de alta pressão.
Nascida em Liverpool em 2003, ela imediatamente demonstrou seu potencial em Merseyside, antes que o Everton a contratasse e a adicionasse à base dos Toffees.
Depois de progredir nas categorias de base, ela estreou como titular, contra o Liverpool, e ajudou o time a vencer um jogo da Copa da Liga por 1 a 0.
Suas atuações no comando do Everton chamaram a atenção de muitos no mundo do futebol antes de se transferir para o Manchester United em julho de 2022, mas foram dois empréstimos e a experiência constante com o futebol profissional que impulsionaram sua rápida ascensão.
Primeiramente, em janeiro de 2023, ela se juntou ao Bristol City, que buscava o título da Championship, e seus números fantásticos ajudaram as Vixens a garantir uma vaga na WSL.
Em sua estreia, ela marcou o gol da vitória aos 93 minutos do segundo tempo em uma preciosa vitória por 3 a 2 sobre o Coventry United.
No total, ela marcou seis gols em 15 partidas pelo Bristol City, o que ajudou a equipe a garantir sua vaga no topo da segunda divisão.
Mas foi em sua passagem temporária pelo Spurs, na temporada 2023/24, que ela chegou de vez à Barclays Women's Super League.
Isso se deve, em parte, à sua fisicalidade e às suas atuações diligentes pelas londrinas do norte, que a levaram a registrar o quarto maior número de tackles por minuto jogado em toda a temporada da WSL.
Enquanto jogava pelo Tottenham Hotspur, ela também estreou na Inglaterra e, mais uma vez, se destacou ao marcar aos 19 minutos de sua estreia profissional pelas Lionesses na vitória por 7 a 2 sobre a Suíça em fevereiro de 2024.
Depois de ajudar o Spurs a chegar à final da FA Cup em 2024, perdida para o Manchester United, ela foi eleita a Jogadora Jovem do Ano da PFA, com quatro gols e quatro assistências em 20 jogos da WSL.
De volta à equipe de Marc Skinner para a temporada 2024/25, uma análise do confronto da semifinal da FA Cup Feminina do City contra nossas rivais da cidade mostra exatamente o tipo de jogadora que Andrée Jeglertz adicionou ao seu arsenal.
Incansável e batalhadora o tempo todo, Clinton impôs sua autoridade no meio e esteve no centro da vitória dos visitantes naquele dia no Estádio Joie.
Ela também voltou para casa em Old Trafford no penúltimo confronto da campanha da WSL contra o City, com o jogo terminando em 2 a 2.
Então veio o histórico Campeonato Europeu de 2025, onde ela foi uma integrante confiável da equipe das Lionesses, que se tornou a primeira seleção principal da Inglaterra a conquistar um grande título em solo estrangeiro.
Agora no City, e sob a tutela de Jeglertz, ela estará determinada a progredir ainda mais, jogando o estilo de futebol que acredita ser o mais adequado para ela.