Esporte News Mundo
·15 de março de 2026
Grêmio “reduz” lista de estrangeiros; entenda

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·15 de março de 2026

O zagueiro Walter Kannemann concluiu o processo de naturalização e agora é oficialmente cidadão brasileiro. Próximo de completar uma década defendendo o Grêmio, o defensor argentino finalizou os trâmites para obter o passaporte do Brasil — processo iniciado ainda em 2024.
Com a mudança de status, o jogador deixa de ocupar uma das vagas destinadas a atletas estrangeiros no elenco gremista, o que amplia as opções do clube para inscrições em competições organizadas pela CBF.
Mesmo com a naturalização de Kannemann, o Grêmio ainda possui um número elevado de jogadores de fora do país. Atualmente, o plantel conta com dez atletas estrangeiros, enquanto o regulamento da CBF permite a inscrição de até nove por partida em torneios nacionais.
Publicidade
Entre os nomes do grupo estão os argentinos Nardoni, Cristaldo Pérez e Pavón; os colombianos Monsalve e Enamorado; os paraguaios Balbuena e Villasanti; o peruano Noriega; o dinamarquês Braithwaite; e o ganês naturalizado belga Amuzu.
Neste momento, dois deles estão fora de ação por questões físicas. Villasanti segue em recuperação de uma lesão ligamentar no joelho, com retorno previsto para abril. Já Braithwaite está em fase final de recuperação após problema no tendão de Aquiles.
Kannemann é atualmente o jogador com mais tempo de casa no elenco tricolor. O defensor chegou ao clube em julho de 2016 e rapidamente se tornou peça fundamental da equipe.
Desde então, participou diretamente de algumas das conquistas mais marcantes da história recente do Grêmio, incluindo a Copa do Brasil de 2016 e a Libertadores de 2017.
Além das principais taças continentais e nacionais, o zagueiro também acumula conquistas no cenário estadual. Recentemente, levantou seu sétimo Campeonato Gaúcho com a camisa gremista — ele não participou apenas da campanha de 2022.
No currículo pelo clube, também aparecem uma Recopa Sul-Americana, conquistada em 2018, e cinco Recopas Gaúchas (2019, 2021, 2022, 2023 e 2025).
Com contrato válido até dezembro de 2027, Kannemann soma 338 partidas disputadas e cinco gols marcados pelo Grêmio.









































