Gremistas
·21 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGremistas
·21 de novembro de 2024
Depois do empate em 2 a 2 com o Juventude, na Arena, o Grêmio volta a campo pelo Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, às 21h, em mais uma decisão pela sua permanência na Série A. O adversário da vez será o Cruzeiro, no Mineirão. Para o confronto, a CBF definiu a escalação de Raphael Claus – árbitro que costuma dar muita sorte ao Grêmio.
Com Raphael Claus no apito, o Tricolor tem 61% de aproveitamento. Desde 2013, o árbitro trabalhou em 30 partidas do Grêmio, das quais 15 terminaram com resultado de vitória, 10 em empate e apenas 5 em derrota.
Na condição de visitante, o retrospecto do Grêmio com Raphael Claus é ainda melhor. Dos 14 jogos, o Grêmio venceu 8, empatou 5 e perdeu apenas 1, resultando em um aproveitamento de 69%.
Já no histórico de confrontos entre Grêmio e Cruzeiro, Raphael Claus trabalhou em dois, sendo o primeiro em 2017, que terminou empatado em 3 a 3, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, e o segundo em 2023, no embate válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na Arena, também empatado, mas desta vez, em 1 a 1.
Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Em 2024, Raphael Claus apitou apenas um jogo do Grêmio, justamente na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, na reabertura da Arena. Estes são as últimas cinco partidas do tricolor com a arbitragem do juiz paulista:
Sem vencer há três rodadas, o Grêmio voltou a se aproximar da zona de rebaixamento. O tricolor é o atual 13º colocado com 40 pontos, três a mais em relação ao Criciúma, equipe que abre o Z4.
Vencendo o Cruzeiro fora de casa, o tricolor conseguirá encaminhar a permanência na Série A, já que calcula a necessidade de 45 pontos para garantir que não irá terminar a competição entre os quatro últimos colocados.