Guarani inicia reformas para implementar novo gramado no Brinco de Ouro e no CT | OneFootball

Guarani inicia reformas para implementar novo gramado no Brinco de Ouro e no CT | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·29 de outubro de 2025

Guarani inicia reformas para implementar novo gramado no Brinco de Ouro e no CT

Imagem do artigo:Guarani inicia reformas para implementar novo gramado no Brinco de Ouro e no CT

O Guarani deu início a uma ampla modernização em sua infraestrutura, com a troca completa dos gramados do Estádio Brinco de Ouro e do Centro de Treinamento.

No Brinco de Ouro, a intervenção inclui o nivelamento do campo e o plantio de um novo gramado — o mesmo tipo que será utilizado na final da Copa do Mundo de 2026.


Vídeos OneFootball


“A última grande reforma do Brinco de Ouro aconteceu em 2014, quando recebemos a Seleção da Nigéria durante a Copa do Mundo. De lá para cá, realizamos manutenções importantes, mas agora estamos promovendo uma troca completa, com nivelamento a laser e a implantação de uma grama que será usada na final da próxima Copa do Mundo”, afirmou Marcelo Tasso, superintendente executivo do clube.

O processo de substituição é minucioso. Segundo Fabrício Spolon, gestor da GreenCare – empresa responsável -, toda a grama antiga foi eliminada quimicamente para evitar qualquer tipo de contaminação. “Utilizamos um equipamento de colheita mecanizada que remove o tecido vegetal e uma fina camada do solo, mantendo o nivelamento original e garantindo uma obra rápida, limpa e precisa. Após essa etapa, realizaremos o preparo do solo, o nivelamento a laser e, em seguida, o plantio da nova grama. A obra está prevista para durar cerca de dez dias”, detalhou.

Obras no CT

Enquanto o estádio passa pela modernização, o Centro de Treinamento também recebe melhorias estruturais. O campo principal será refeito com o mesmo padrão de qualidade do Brinco de Ouro. Além da troca do gramado, o solo está sendo readequado para proporcionar um piso mais macio e uniforme, o que melhora o desempenho e a segurança dos atletas.

A obra no CT exigirá um cuidado adicional devido a uma manilha de água que passa sob o terreno, o que torna a manutenção mais complexa. Para solucionar o problema, serão adicionadas camadas extras de terra, aumentando a espessura do solo e afastando o gramado da tubulação subterrânea.

“Pela primeira vez, o CT terá a mesma variedade de grama do Brinco de Ouro, garantindo condições de treinamento equivalentes às do estádio. É uma obra que vai durar mais tempo, cerca de um mês, mas que representa melhores condições para os nossos atletas”, disse Marcelo Tasso.

Saiba mais sobre o veículo