Papo na Colina
·30 de outubro de 2025
O Vasco e os dois caminhos: O que o clube precisa para voltar à competição continental?

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·30 de outubro de 2025

O Vasco vive um novo momento no Campeonato Brasileiro. Com uma arrancada impressionante, somando apenas uma derrota nos últimos 11 jogos, o time mudou seu foco: o “pesadelo” do rebaixamento ficou para trás, e a briga agora é por uma vaga na Copa Libertadores de 2026.
+ Copa do Brasil 2025 tem semifinais definidas; Vasco enfrenta o Fluminense em dois jogos no Maracanã
A nova realidade do Vasco é refletida nas projeções estatísticas. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de rebaixamento do clube despencou para apenas 0,009%. Em contrapartida, a chance de conquistar uma vaga na próxima Libertadores (considerando um G-8) já é de 18,3%.
O Vasco, que não disputa a Libertadores desde 2018, tem dois caminhos para alcançar o objetivo. O primeiro é pelo Brasileirão: atualmente na 8ª colocação com 42 pontos, o time está a cinco pontos do Fluminense, o sexto colocado. Além disso, a vaga pode se estender para G-7 ou G-8.
O segundo caminho é o título da Copa do Brasil, onde o Cruz-Maltino já está na semifinal e enfrentará o próprio Fluminense em dezembro.
Para manter o sonho vivo, o próximo desafio do Vasco é um confronto direto crucial. O time recebe o São Paulo (9º colocado, com 41 pontos) no próximo domingo, em São Januário, em uma partida que vale a permanência na parte de cima da tabela.

Nuno Moreira comemora mais um gol do Vasco – Foto: Matheus Lima
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News









































