Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos | OneFootball

Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·16 de setembro de 2025

Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos

Imagem do artigo:Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos

Ilkay Gundogan acredita que a magnitude do que ele e o Manchester City conquistaram durante seus oito anos no clube só será verdadeiramente apreciada com o passar do tempo.

O meio-campista alemão se despediu do City com carinho há duas semanas, selando sua transferência para o Galatasaray, da Turquia, no último dia do prazo de transferências de verão.


Vídeos OneFootball


Ele partiu após oito temporadas magníficas no Etihad, em dois períodos, durante os quais ajudou o clube a conquistar 14 troféus, incluindo a histórica Tríplice Coroa: Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões como capitão na temporada 2022/23.

No total, ele disputou 358 partidas pelo clube em todas as competições, marcando 65 gols, e seu impacto foi quase sísmico.

Imagem do artigo:Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos

Foi Gundogan quem, com dois gols no fim, comandou a impressionante virada de 2 a 0 para 3 a 2 sobre o Aston Villa, garantindo o título da Premier League 2021/22. Já seu gol relâmpago, marcado aos 12 segundos da final da Copa da Inglaterra de 2023, abrindo caminho para mais um doblete, levou o City à conquista no primeiro Manchester Derby em uma final, vitória que representou a segunda parte da Tríplice Coroa.

No entanto, ao relembrar sua passagem pelo City em uma emocionante entrevista de despedida ao City Studios, realizada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, palco da conquista da Liga dos Campeões, Gundo destacou justamente aquela noite gloriosa na Turquia, quando vencemos a Internazionale por 1 a 0 para levantar o primeiro título europeu do clube, e com ele a Tríplice Coroa, como o seu momento supremo.

E ele acredita que a dimensão dessa conquista e o histórico impressionante de sucessos do City sob o comando de Guardiola só serão realmente reconhecidos com o passar do tempo.

“Eu diria que (a Liga dos Campeões) era provavelmente o título que eu mais queria na minha carreira”, refletiu Gundogan.

“Foi simplesmente o final perfeito para aquela temporada."

"Talvez demore mais uma década, ou até mais, para que um dia olhemos para trás e percebamos de fato o que conquistamos, o que eu conquistei pessoalmente, mas isso significa muito."

"Obviamente, para mim, estando no meu país, tendo a oportunidade de jogar a final da Liga dos Campeões em Istambul e depois vencê-la, tornando-a parte de uma Tríplice Coroa e, ainda por cima, como capitão, com o privilégio de erguer todos esses troféus, não poderia ter sido melhor."

"É simplesmente inacreditável."

"Às vezes ainda tenho dificuldade em acreditar nisso."

"Significa tudo neste momento, e é algo que vai conectar o clube, meus companheiros, meu treinador, eu mesmo e os torcedores para toda a nossa vida.”

Imagem do artigo:Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos

Gundogan teve a honra de ser o primeiro jogador contratado sob o comando de Pep Guardiola, após a chegada do catalão ao Etihad no verão de 2016.

Depois de sete anos magníficos juntos, coroados pela histórica Tríplice Coroa de 2023, Gundogan fez um retorno muito celebrado ao City no verão de 2024, após passar uma temporada no Barcelona.

Ao refletir sobre seu período trabalhando com Guardiola, o ex-capitão do City e da Alemanha afirmou que, tanto para ele quanto para seus antigos companheiros, foi o maior privilégio atuar sob a orientação inspiradora do catalão.

“Pep me deu tudo o que eu queria no futebol, aprendi tanto (jogando sob o comando dele)”, destacou Gundo.

“Foi incrível. Eu diria que foi mais do que apenas uma relação de treinador e jogador. É mais do que isso."

"Ele teve um impacto enorme também na minha carreira e acredito que, sem ele, o que conquistei, o que conquistamos, não teria sido possível."

"Acho que todo jogador que atuou sob o comando dele, especialmente na era do Manchester City, provavelmente dirá o mesmo: que todos somos muito gratos e nos sentimos privilegiados por ter tido a oportunidade de trabalhar com o melhor.”

Imagem do artigo:Gundogan: às vezes ainda tenho dificuldade em perceber o que alcançamos

O foco de Gundogan agora está voltado para seu novo desafio na Turquia, com o Galatasaray, o clube que ele torcia quando menino.

Mas ele disse que nunca esquecerá os momentos e memórias que o ajudaram a se firmar, de forma indelével, como uma verdadeira lenda do Manchester City.

“Estou sentindo emoções mistas, para ser sincero. Obviamente, estar no clube por um total de oito anos, colecionando muitas memórias, em sua maioria belas e de sucesso”, acrescentou Ilkay.

“Claro que (houve) alguns contratempos também, que fazem parte disso e tornam os bons momentos ainda mais doces."

Mas agora (estou) também me juntando ao clube da minha infância, o clube que eu apoiei desde pequeno e que toda a minha família torce."

"Voltar ao nosso país é algo que estou realmente ansioso para viver, e isso me deixa muito feliz."

"Então, acho que apenas aceito as coisas como são, tentando guardar todas essas memórias, que ficarão para a vida toda, e tentando criar novas lembranças que possam se somar a toda essa coleção.”

Saiba mais sobre o veículo