MundoBola Flamengo
·31 de outubro de 2025
Há 110 anos: o primeiro título invicto do Flamengo no Campeonato Carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·31 de outubro de 2025

31 de outubro marca uma data especial para o Flamengo: o primeiro Campeonato Carioca invicto. Nesta sexta-feira, o título de 1915 completa 110 anos, e a participação foi histórica. O último jogo foi uma goleada por 5 a 1 sobre o Bangu, que ajudou o time a consolidar o título sem nenhuma derrota.
Os números do Flamengo naquela competição foram os seguintes: oito vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Além disso, o balanço entre ataque e defesa impressiona: 35 gols marcados e 11 sofridos.
Dessas oito vitórias, uma, na realidade, terminou empatada por 2 a 2, ainda na estreia contra o Rio Cricket. No entanto, o Mais Querido do Mundo ficou com a pontuação de vitória pela utilização de um atleta irregular pela equipe adversária.
Calvert não estava inscrito na competição, e o Mengão fez a alegação e ficou com a razão. Outro ponto polêmico aconteceu naquela campanha: o Fluminense, que disputou o título com o Flamengo até a última rodada, vencia o América por 2 a 1 no primeiro turno.
O árbitro Tulk, do Rio Cricket, anulou um gol do América, que foi legal. Os torcedores invadiram o campo e o juiz acabou validando o tento.
Depois de muitos protestos, a partida foi anulada e foi repetida pelas equipes. Por isso, Fluminense x América aconteceu após todos os jogos e acabou decidindo o título.
Flamengo e Fluminense tinham os mesmos 18 pontos em 11 partidas, quando o Mengo enfrentou e venceu o Bangu na rodada final. O Fluminense, por sua vez, jogou apenas no dia seguinte.
O América venceu por 5 a 3 um dia depois da vitória flamenguista sobre o Bangu. Ou seja, o Flamengo foi campeão assistindo do lado de fora do campo, e a confirmação do título só aconteceu no dia 1º de novembro.
A Gazeta dos Sports retratou o título do Flamengo destacando a partida do Fluminense e sem tanta exaltação ao Rubro-Negro, como mostra a imagem abaixo.

O artilheiro do Flamengo foi Riemer, com 15 gols, seguido por Sidney, com seis, e Borgerth, com quatro.
Primeiro turno:
Segundo turno:
Vale destacar que, naquele tempo, o futebol não possuía a cobertura midiática que conta hoje. Por isso, até relatos dos jogadores sobre aquele título são improváveis de encontrar, mesmo nos jornais da época, que traziam o relato do título em alguns cantos de menos prestígio dos seus exemplares.
"O Malho Esportivo", por exemplo, trouxe o Flamengo campeão no canto inferior direito de uma de suas páginas.

"O Imparcial" fez um destaque inusitado, afirmando que nas arquibancadas se viam "várias senhorias torcendo para a vitória do Flamengo", mostrando uma imagem com mulheres assistindo ao jogo do Rubro-Negro na Rua Paysandu.

O título de 1915 foi o primeiro invicto do Flamengo, mas também, o bicampeonato consecutivo. Isso porque o clube foi campeão Estadual pela primeira vez em 1914.









































