Jogada10
·29 de novembro de 2023
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·29 de novembro de 2023
O brasileiro Igor Paixão utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (29) para se manifestar após racismo do jornal espanhol ‘As’, que o identificou como “descendente de escravos”. O atacante do Feyenoord publicou um texto como resposta em tom duro contra a manchete de cunho racista utilizada pelo diário que analisava o jogador antes da partida contra o Atlético de Madrid, pela quinta rodada da fase de grupos da Champions.
Igor Paixão durante partida entre Feyenoord e Lazio na Champions 2023/24 – Foto: Tiziana Fabi/AFP via Getty Images
“Ao falar de minha trajetória, logo no título, o racismo “não-tão-velado”: o descendente de escravos. Fosse por minha realidade humilde, a mesma de muitos dos meus companheiros. Fosse por minha cor, a mesma de grande parte do mundo. Ou, fosse por minha forma de ser ou a “ameaça” que trago a eles. Fosse pelo que fosse, só há uma palavra para descrever isso: racismo”, publicou o brasileiro.
Igor Paixão é um dos destaques do Feyenoord, da Holanda, e a reportagem apresentava o brasileiro ao Atlético de Madrid antes da partida pela penúltima rodada do Grupo E da Champions. No entanto, após muitos torcedores espanhóis e brasileiros se manifestarem no “X”, o antigo Twitter, o jornal espanhol excluiu a publicação na rede social e editou a matéria no site.
O atacante tem origem quilombola, grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão.
“Se somos descendentes de escravos, o somos porque fomos escravizados. Nos roubaram de nossas casas, de nossas famílias, de nosso livre arbítrio e de nossas vidas. Mas hoje não somos mais. Somos livres para pensar, falar e ser o que queremos, e isso ninguém irá roubar de nós”, destacou Igor Paixão.
Mesmo assim, o Feyenoord sofreu a derrota por 3 a 1 para o Atlético de Madrid e não terá condições de garantir a classificação para o mata-mata da Champions na próxima e última rodada da fase de grupos. Dessa maneira, o clube holandês vai disputar a fase de grupos da Liga Europa na sequência da temporada 2023/24.