Esporte News Mundo
·09 de outubro de 2025
Infantino surpreende e quer mudar data da Copa do Mundo

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·09 de outubro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Durante a assembleia geral da Associação Europeia de Clubes, em Roma, Gianni Infantino afirmou que o futebol precisa “ter a mente aberta” sobre o período em que as Copas do Mundo são realizadas. O presidente da Fifa destacou os desafios climáticos e de calendário que afetam o torneio e disse que partidas em junho e julho já enfrentam calor extremo até em países europeus.
Infantino lembrou que, em 2022, o Catar sediou o Mundial em novembro e dezembro justamente por causa das altas temperaturas. Segundo ele, março ou outubro poderiam ser alternativas mais equilibradas: “Temos verão e inverno, e, se quisermos jogar ao mesmo tempo em todo o mundo, março e outubro são meses possíveis”.
Apesar de reconhecer que o calendário internacional está fixado até 2030, o dirigente afirmou que é hora de refletir sobre o futuro. A Arábia Saudita sediará a Copa de 2034, enquanto o torneio de 2030 será dividido entre Marrocos, Portugal e Espanha, com jogos comemorativos na América do Sul.
Infantino disse que dez dos 16 estádios da próxima Copa, em 2026, correm risco de calor extremo. Por isso, reforçou a necessidade de “otimizar o calendário” e encontrar soluções que tornem o futebol mais sustentável e equilibrado para todos os países.