Presidente do Flamengo aponta maior defeito do futebol e revela reuniões frequentes com CBF | OneFootball

Presidente do Flamengo aponta maior defeito do futebol e revela reuniões frequentes com CBF | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·09 de outubro de 2025

Presidente do Flamengo aponta maior defeito do futebol e revela reuniões frequentes com CBF

Imagem do artigo:Presidente do Flamengo aponta maior defeito do futebol e revela reuniões frequentes com CBF

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vê a falta de critério da arbitragem como o maior desafio


A arbitragem do futebol brasileiro segue como pauta negativa entre torcedores e clubes. O presidente do Flamengo, por exemplo, revelou nesta quinta-feira (09) que se reúne toda semana com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para buscar soluções para o tema.

O Flamengo discute e conversa com a CBF todas as segundas-feiras, onde há um foro especificamente em relação à arbitragem. Eu entendo que o maior desafio que a gente tem hoje em termos de arbitragem é a parte de critérios -, afirmou Luiz Eduardo Baptista, o Bap.


Vídeos OneFootball


A falta de critério da arbitragem é incontrolável?

O presidente do Flamengo usa o termo “problema incontrolável”, que é agravado pela emoção de torcedores e clubes. A solução de Bap é adotar uma postura dura de um lado e que o VAR tenha pulso firme na decisão das partidas.

— A coordenação entre o VAR e o árbitro de campo é absolutamente fundamental. Não para eliminar esse problema, mas para minimizar os problemas… Esse é um trabalho que eu reconheço que a CBF, por meio da Comissão de Arbitragem, tem tentado fazer -, destacou Bap, para acrescentar que:

— Mas é um trabalho difícil. Não é simples, não é rápido, não é fácil. E as nossas emoções são todas complexas e imediatas. Então, você precisa fazer esse equilíbrio entre essas coisas -, ponderou o presidente do Flamengo.

Flamengo tem do que reclamar?

Além da polêmica no último clássico entre São Paulo e Palmeiras da 27ª rodada do Brasileirão, os times demonstram insatisfação com a arbitragem por todo o campeonato. O Flamengo, por exemplo, reclamou de um pênalti dado ao Grêmio no primeiro turno.

Tabela da competição providenciado por Superscore

Na ocasião, os comandados de Filipe Luís venciam por 1 a 0 quando uma bola cruzada na área rubro-negra atingiu o braço de Ayrton Lucas, que fazia o movimento natural do corpo. Contudo, o juiz assinalou a penalidade, e o Flamengo sofreu o empate.

Qual é o próximo jogo do Flamengo?

Na esperança de arbitragens melhores, o Flamengo se prepara para mais uma partida do Brasileirão. O Rubro-Negro enfrenta o Botafogo no dia 15 de outubro, no Estádio Nilton Santos, a partir das 19h30 (horário de Brasília), pela 28ª rodada.

Saiba mais sobre o veículo