
Gazeta Esportiva.com
·30 de agosto de 2025
Internacional lamenta morte de Luis Fernando Verissimo, ícone da literatura brasileira

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·30 de agosto de 2025
Neste sábado (30), o escritor Luis Fernando Verissimo faleceu aos 88 anos, em Porto Alegre, após complicações causadas por uma pneumonia. O gaúcho estava internado desde o dia 11 de agosto no Hospital Moinhos de Vento e enfrentava problemas cardíacos, mal de Parkinson e havia sofrido um AVC em 2021, seguido da colocação de um marca-passo no ano seguinte.
O Internacional, clube do coração de Verissimo, manifestou pesar e solidariedade à família, amigos e leitores de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Torcedor colorado, Verissimo ficou conhecido por suas crônicas, contos e poemas, com obras consagradas como “O Analista de Bagé”, “A Velhinha de Taubaté” e “A Família do Brasil”.
“O Sport Club Internacional deseja força para todos os familiares, amigos e leitores de um dos maiores nomes da literatura nacional”, escreveu o Colorado em suas redes sociais.
Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos e construiu uma carreira marcada pela versatilidade. Além da literatura, atuou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, dramaturgo e romancista, sendo também um dedicado saxofonista.
“E fiquei pensando que, quando for a nossa vez de novo, teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel, convicta e feliz do Brasil. Porque será a torcida dos que resistiram”, escreveu Luis Fernando Verissimo em alusão à torcida do Internacional, na crônica “Não me acordem”.
Sua escrita se destacou pelo bom humor, crítica social e sensibilidade, conquistando leitores de diferentes gerações.
Verissimo deixa a esposa Lúcia Helena Massa e os filhos Pedro, Fernanda e Mariana. O velório será realizado hoje, a partir das 12h (de Brasília), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Confira a nota do Internacional na íntegra:
“Hoje nos despedimos de um colorado que, com sua escrita, marcou o imaginário do povo brasileiro. Faleceu, neste sábado (30/08), aos 88 anos, o escritor Luis Fernando Verissimo.
Torcedor do Clube do Povo, ficou conhecido pelos seus textos em formato de crônicas, contos e poemas. Algumas de suas obras ao longo das décadas incluem: O Analista de Bagé, a Velhinha de Taubaté e a Família do Brasil.
O Sport Club Internacional deseja força para todos os familiares, amigos e leitores de um dos maiores nomes da literatura nacional.
“E fiquei pensando que, quando for a nossa vez de novo, teremos certamente a torcida mais dedicada, fiel, convicta e feliz do Brasil. Porque será a torcida dos que resistiram” – Luis Fernando Verissimo, na crônica “Não me acordem”.”