oGol.com.br
·09 de setembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·09 de setembro de 2024
A Itália confirmou a excelente arrancada na Liga das Nações. Nesta segunda-feira (9), a Azzurra enfrentou Israel, em Budapeste, e emplacou a segunda vitória fora de casa na competição. Frattesi e Moise Kean marcaram os gols do triunfo por 2 a 1.
Depois de vencer a França, em Paris, na estreia, a seleção italiana chegou aos seis pontos e iniciou na liderança do Grupo 2 da Nations. Já a seleção de Israel conheceu a sua segunda derrota e terminou os primeiros compromissos na lanterna da chave.
A seleção israelense mostrou coragem nos primeiros minutos e encarou a Itália de igual para igual. Sediando seus jogos na Hungria por conta dos conflitos armados em seu país, Israel mostrou ofensividade e criou problemas para a Azzurra.
Com uma marcação intensa e saídas verticais, os donos da casa apostaram em criações com poucos toques e muita objetividade. Na primeira iniciativa de perigo, Abada iniciou a jogada pela direita e Solomon recebeu pela canhota, mas demorou para tomar uma decisão e acabou neutralizado pela defesa.
A Itália demorou para encontrar seu ritmo na partida e foi corrigindo seus ajustes durante a primeira etapa. O time de Luciano Spalletti voltou a usar a força das suas laterais e, aos poucos, amadureceu a vantagem no placar.
Pela direita, Bellanova e Frattesi combinaram boas iniciativas no início da partida, mas não conseguiram municiar os atacantes. A principal rota da Azzurra continuou sendo o corredor esquerdo, com Dimarco e Tonali.
Aos 38, o lateral da Internazionale recebeu abertura de Raspadori e cruzou na medida para Frattesi. Esbanjando recurso, o atacante italiano desviou com o peito e deu a vantagem à Azzurra antes do intervalo.
Na volta para o segundo tempo, Israel renovou o fôlego e repetiu a estratégia do primeiro tempo, sendo ainda mais volumoso no último terço do campo. Embora mais uma vez sem conseguir desbloquear a defesa italiana, os anfitriões da partida foram novamente organizados e intensos para incomodar os adversários.
A Itália também repetiu o roteiro da etapa inicial, demorou para digerir o crescimento de Israel, mas resolveu de forma eficiente. Desta vez ainda mais cedo, a Azzurra encaixou a marcação e aproveitou um erro dos mandantes para aumentar o placar.
Aos 17, Frattesi se antecipou em virada de jogo equivocada da defesa israelense, roubou a bola na frente da área e entregou para Raspadori. O atacante entrou costurando os marcadores e chutou em cima do goleiro Gerafi. No rebote, Moise Kean entrou livre pelo meio e estufou as redes.
O gol deu alívio a atuação italiana e desmoronou a reação israelense. Com o jogo controlado, a Azzurra valorizou a posse e buscou aumentar a contagem apenas quando os espaços surgiam. Tonali chegou a mandar para as redes o terceiro, mas o assistente anulou o gol por impedimento.
Nos minutos finais, Israel ameaçou uma pressão e desta vez apostou todas as suas fichas na bola parada. Com insistência, a seleção conseguiu aproveitar um vacilo da defesa italiana e valorizou a sua atuação com um gol de desconto. Aos 46, Abu-Fani emendou belo chute aproveitando corte parcial e estufou as redes. Apesar do gol, a Azzurra não teve dificuldades para suportar o minutos finais e carimbar a segunda vitória fora de casa na Liga das Nações.