ecbahia.com
·28 de janeiro de 2026
Jean Lucas participa de 92% dos jogos do Bahia na Série A desde 2024

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·28 de janeiro de 2026

O Bahia inicia sua caminhada no Brasileirão nesta quarta-feira (28), às 20h, diante do Corinthians, na Vila Belmiro. Para este novo capítulo na elite nacional, o Esquadrão conta com a regularidade do volante Jean Lucas.
Desde que desembarcou no CT Evaristo de Macedo, no início de 2024, o camisa 6 rapidamente virou um sinônimo de constância, sendo peça importantes nas campanhas que levaram o clube a duas classificações consecutivas para a Libertadores — feito que é inédito na história tricolor.
Para 2026, o meio-campista mais uma vez é uma peça garantida no meio-campo treinado por Rogério Ceni, ainda com o sonho de disputar a edição de 2026 da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.
A importância de Jean Lucas para o meio-campo tricolor é traduzida em dados.
O volante atuou em 70 das 76 partidas disputadas pelo clube nas últimas duas edições da Série A, o que representa uma participação em 92% dos jogos.
Além de ter atuado na grande maioria dos jogos, ele também se destaca por poucas vezes ser substituído e menos vezes ainda iniciar como reserva.
Das 76 rodadas de Série A entre 2024 e 2025, o meio-campista esteve em campo em 82% dos minutos.
Além da presença física, o impacto técnico é direto: desde 2024, ele é o volante com mais participações em gols no país, somando 25 participações (gols e assistências).

Foto: Letícia Martins / EC Bahia
A liderança do volante fez com que o atleta assumisse a braçadeira de capitão nas ausências de Kanu e Everton Ribeiro, refletindo a confiança de Rogério Ceni.
Para Jean, o foco deve ser total desde o apito inicial na Vila Belmiro.
“Fico muito orgulhoso de fazer parte deste grupo e deste projeto que cresce a cada ano. A gente sabe que não é fácil manter esse nível alto, mas o clube mostrou que está preparado. Temos que encarar a estreia como se fosse uma decisão mesmo”, afirmou o volante.
O desempenho em alto nível no Bahia quebrou barreiras nacionais. Em 2025, Jean Lucas foi convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, encerrando um jejum de 34 anos sem atletas do Esquadrão vestindo a amarelinha e de oito anos sem jogadores que atuam no Nordeste serem chamados.
O camisa 6 estreou contra a Bolívia, na altitude, e segue no radar da comissão técnica da CBF. Mesmo com prestígio, o volante mantém os pés no chão e foca no trabalho diário no CT Evaristo de Macedo para garantir que o Bahia siga brigando no topo da tabela.
“Eu prefiro me preparar a cada semana, treino, em cada jogo. É fundamental começar o Brasileiro bem, depois, na hora certa, nos preparar pra Libertadores. Não dá pra ficar sonhando lá na frente, mas é evidente que tenho me preparado da melhor forma para fazer um grande ano pelo Bahia, e consequentemente se for chamado novamente, estar pronto”, pontuou Jean Lucas.
Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, Jean Lucas fará seu 71º jogo de Série A pelo Bahia, em 77 rodadas disputadas pelo clube desde 2024.








































