Central do Timão
·22 de setembro de 2026
Jhonson é decisiva mais uma vez, Corinthians bate o Bahia novamente e está na final do Brasileirão Feminino

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 de setembro de 2026

O Corinthians recebeu, na noite desta segunda-feira (21), o Bahia, na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino de 2026, e venceu pelo placar de 1 x 0. O gol do Alvinegro foi marcado pela atacante Jhonson, ainda na primeira etapa. Com o resultado, as Brabas eliminaram o time nordestino ao vencer por 2 x 0 no agregado e estão em mais uma final da competição nacional – estiveram em todas desde 2017!
Na primeira partida, no último dia 15, o Timão já havia vencido pelo mesmo placar, também com um tento da mesma jogadora. A comissão técnica corinthiana, liderada por Emily Lima, teve as seguintes baixas para a partida decisiva diante da equipe nordestina no torneio nacional: a zagueira Érika (desconforto no joelho esquerdo) e a meio-campista Ana Vitória (recuperação de uma contusão no abdômen).

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Desta forma, o Corinthians foi escalado com a seguinte formação para começar o jogo: Nicole Ramos; Thaís Regina, Duda Mineira e Thais Ferreira; Gi Fernandes (Andressa Alves), Duda Sampaio, Vic Albuquerque (Ariel Godoi), Belén Aquino (Dayana Rodríguez) e Tamires; Jhonson (Gisela Robledo) e Gabi Zanotti (Jaqueline).
O banco de reservas teve como alternativas: Lelê, Rillary, Agustina, Ivana Fuso, Juliete, Paola García, Dayana Rodríguez, Andressa Alves, Gisela Robledo, Ariel Godoi e Jaqueline.
Escalação do Bahia
O time nordestino, comandado por Felipe Freitas, foi a campo com: Yanne; Dan, Isa Fernandes, Tchula, Mila Santos, Angela, Raquel, Taty Sena, Cassia, Roque e Wendy.
As suplentes foram: Isa Cruz, Suelen, Helô, Treyci, Ju Oliveira, Martina, Tosti, Vilma, Dany Silva, Maia Rodrigues, Ellen e Gica.
Arbitragem
A dona do apito foi Deborah Cecília Cruz Correa (PE), que teve Fernanda Kruger (MT) e Elaise Juliana Santa Ferreira (PE) como auxiliares. A função de quarta árbitra e VAR (árbitro de vídeo) ficou com, respectivamente, Jessica Aparecida Milani (SP) e Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).
Próximo compromisso
Agora, depois de despachar Cruzeiro e Bahia nas quartas e semifinal do Brasileirão Feminino, respectivamente, o Corinthians irá enfrentar o São Paulo na grande decisão da competição nacional. Nos próximos dias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve divulgar os detalhes, como data e horário, do confronto.
O Alvinegro é o maior vencedor do torneio com sete títulos – 2018, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025, tendo chegado em todas as decisões da competição desde 2016, ano em que a modalidade foi reativada. As Brabas, vale lembrar, já enfrentarão as são paulinas na final do mesmo torneio em 2024 e ficaram com a taça. Por ter feito melhor campanha ao longo da competição, o time do Morumbis fará o segundo jogo como mandante.
Primeiro tempo
Os primeiros minutos da partida entre Corinthians e Bahia foram marcados por uma tentativa de pressão do time nordestino na saída de bola, já que necessitava de um resultado para, ao menos, levar a disputa para as penalidades. Aos dois minutos, o Timão assustou pela direita. A lateral Gi Fernandes recebeu no lado direito e cruzou rasteiro para Jhonson, que finalizou de letra para defesa de Yanne.
Pouco tempo depois, o Corinthians, pela intermediária, recebeu com a atacante Belén Aquino e finalizou perto da trave de Yanne! Três minutos depois, Gabi Zanotti recebeu pelo meio após recuperação do Corinthians na saída de bola e as Brabas finalizaram para fora! Com 12 minutos de jogo, a partida entre Timão e Bahia era equilibrada, mas, ao mesmo tempo, com muitas faltas sendo marcadas.
Aos 14 minutos, o Bahia construiu jogada por dentro, a atleta adversário se infiltrou no meio da defesa, sairia na cara do gol, mas foi derrubada, pediu pênalti, mas nada foi marcado. Com 20, o Corinthians conseguiu falta na intermediária, Tamires cobrou e a defesa do time nordestino afastou! Depois, o uruguaia Belén Aquino bateu falta fechado do lado esquerdo e a bola bateu na trave do time baiano.
O Bahia ainda teve a oportunidade de puxar contra-ataque, mas acabou desperdiçando. Aos 25, o Timão teve outra chance! A lateral-direita Gi Fernandes roubou a bola no campo defensivo e fez passe para a atacante Jhonson em profundidade, mas a camisa 9 acabou finalizando para fora. Na sequência, após jogada pela esquerda, Vic Albuquerque foi acionada na direita e tentou cruzamento a meia altura, mas a defesa adversária afastou. Na sobra, Gi Fernandes teve chute travado.
Aos 29, após nova bola em profundidade pela direita, Jhonson recebeu, arrancou e finalizou na rede pelo lado de fora da goleira Yanne! Um minuto depois, Cassia foi lançada entre as defensora do Corinthians, saiu frente a frente com Nicole, mas perdeu o timing da finalização e chutou por cima. Com 32 minutos, a zagueira Thais Regina foi expulsa depois de falta na atleta adversária no meio-campo. O vermelho foi apresentado depois da analise do VAR (árbitro de vídeo).
Aos 36 minutos, com uma atleta a mais, o Bahia passou a pressionar com mais ênfase no ataque e, depois de jogada pela esquerda, Wendy chutou, de fora da área, nas mãos de Nicole, que defendeu sem sustos. Dois minutos depois, o time nordestino voltou a levar perigo. Após jogada pela direita, a atacante adversária tentou cruzar e mandou direto para fora.
Aos 42 minutos, quando tentava sair do campo defensivo, Vic Albuquerque sofreu falta no meip-campo. Na sequência da jogada, Gi Fernandes recebeu na direita, tentou cruzamento, mas foi travada. Na cobrança de Tamires, a bola saiu aberta e parou no lado oposto. Thaís Ferreira dominou, tentou passar pela marcação e sofreu falta. Duda Sampaio bateu a meia altura, Yanne espalmou e, no rebote, Jhonson marcou o primeiro gol do Timão! Placar: Corinthians 1 x 0 Bahia!
Quando o cronômetro atingiu 45 minutos, foram acrescidos mais oito. No primeiro minuto adicional, Jhonson recebeu na linha de fundo, fez jogada individual e, ao tentar passe para o meio da área, foi travada! Aos 48 minutos, o Timão armou contra-ataque. Vic Albuquerque recebeu na intermediária e passou para Tamires na esquerda. A camisa 37 finalizou para fora!
Aos 51, o clube do Parque São Jorge armou contra-ataque. Jhonson passou para Gi Fernandes na direita. A camisa 23 virou o jogo para Tamires, que recebeu e finalizou para a goleira Yanne mandar para escanteio. Na batida, a bola ficou pipocando dentro da área, mas o perigo foi afastado.
Segundo tempo
Para iniciar a segunda etapa, a técnica Emily Lima promoveu a entrada da atacante Jaqueline no lugar da meia Gabi Zanotti. Os primeiros minutos da partida entre Corinthians e Bahia tiveram o Timão se lançando ao ataque. No primeiro minuto, em jogada pela esquerda, nas costas da defesa, Jaqueline finalizou por cima da meta de Yanne.
Aos três minutos, a atacante Jhonson acertou o travessão! Vic Albuquerque recebeu pelo meio e passou para a camisa 9 entre as zagueiras. Ela saiu cara cara com Yanne e quase ampliou. O Bahia, depois, respondeu com um chute de fora da área nas mãos de Nicole. Pouco depois, as adversárias tiveram falta da intermediária e, após finalização, Nicole espalmou para escanteio. Na cobrança no meio da área, Nicole deu soco errado, mas o Bahia, na sobra finalizou para fora.
Aos 12 minutos, quase o segundo do Corinthians! O Bahia pressionava no campo de ataque em busca do gol de empate. O Timão recuperou a bola na defesa e, rapidamente, armou contra-ataque. A lateral-direita Gi Fernandes recebeu no meio-campo e, de cobertura, finalizou, mas Yanne mandou para escanteio!
Depois, mais duas mudanças no Corinthians: Andressa Alves e Gisela Robledo entraram nos lugares de Gi Fernandes e Jhonson, respectivamente. Aos 17 minutos, Roque recebeu na intermediária e quase fez o primeiro do Bahia, quando mandou um sem pulo por cima da meta de Nicole. Depois, Tamires cruzou da esquerda e Belén Aquino chutou, cruzado, e foi travada pela defesa adversária. No rebote, Duda Sampaio mandou uma bomba de fora da área e Yanne fez uma defesaça, espalmando para escanteio. Na batida, o perigo foi afastado.
Aos 22 minutos, o Bahia teve uma falta na intermediária. Na batida, a bola foi nas mãos de Nicole. Pouco depois, o Timão respondeu em contra-ataque e quase marcou o segundo! Gisela Robledo foi acionado no meio e bateu chapado no canto esquerdo da goleira Yanne, que espalmou para a lateral! Quatro minutos depois, o clube do Parque São Jorge teve falta na entrada da área. Depois da batida, Nicole espalmou para escanteio. Na cobrança, o time nordestino finalizou, de cabeça, para fora!
Aos 28 minutos, o Corinthians respondeu com contra-ataque. Gisela Robledo foi acionada em profundidade, arrancou e perdeu disputa com zagueira, que mandou para escanteio. Posteriormente, Jaqueline recebeu na frente após casquinha da meio-campista Vic Albuquerque, deu um lindo chapéu e finalizou para fora.
Aos 31 minutos, a quarta mudança no Corinthians: a meio-campista Dayana Rodríguez entrou no lugar de Belén Aquino. Dois minutos depois, o Bahia levou perigo novamente no ataque, mas a defesa do Timão travou duas finalizações do time nordestino dentro e nas próximas da área. Aos 34 minutos, Gisela Robledo foi lançada por cima pela esquerda e conseguiu escanteio. Em batida de escanteio na direita, o Alvinegro finalizou, mas a defesa adversária travou duas vezes.
Aos 38 minutos, quase o segundo do Corinthians! Gisela Robledo recebeu por cima em profundidade na direita, arrancou e bateu cruzado para fora! Três minutos depois, o Bahia perdeu a bola no ataque e o Timão tentou matar o jogo com Robledo, que viu Yanne adiantada e tentou cobertura, mas chutou direto nas mãos da goleira.
Nos instantes finais, o Bahia tentava pressionar, mas o Timão levava a melhor na defesa. Aos 45, a última mudança no Alvinegro: a meio-campista Vic Albuquerque saiu para a entrada da atacante Ariel Godoi. Mais oito minutos foram acrescentados. No segundo minuto de acréscimo, o Corinthians conseguiu escanteio após jogada de Robledo. Na cobrança curta, o Timão tentou segurar a bola na bandeirinha e o Bahia fez o desarme.
Aos 50, as Brabas tiveram cobrança pelo meio da esquerda. Andressa Alves cobrou na cabeça de Ariel Godoi, que finalizou nas mãos de Yanne. Com 53, final de jogo! Corinthians 1 x 0 Bahia! As Brabas são finalistas do Campeonato Brasileiro Feminino pela décima vez seguida!















