Papo na Colina
·25 de novembro de 2025
Jogador perde prestígio no Vasco e não corresponde como titular

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·25 de novembro de 2025

Matheus França não aproveitou sua primeira oportunidade como titular do Vasco. Com Philippe Coutinho suspenso, o meia iniciou o duelo contra o Bahia entre os onze titulares, mas teve um rendimento muito abaixo do esperado e acabou substituído ainda no intervalo.
Durante todo o primeiro tempo na Arena Fonte Nova, o jogador foi constantemente cobrado por Fernando Diniz. O treinador exigia mais intensidade e direcionou diversas instruções a França, que não conseguiu corresponder. Na volta para a etapa final, David entrou no lugar do meia. O Vasco acabou derrotado por 1 a 0, a quinta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.
Em enquete realizada pelo ge, Matheus França recebeu a pior nota entre os jogadores vascaínos. Após ter disputado 13 jogos saindo do banco de reservas, havia expectativa de que o meia pudesse aproveitar a oportunidade atuando em sua posição de origem e sem a pressão da torcida em São Januário.

Matheus França, Bahia x Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
Nas partidas contra São Paulo e Botafogo, França entrou no segundo tempo improvisado como volante e teve atuações discretas. Depois, na derrota para o Juventude, em São Januário, substituiu Nuno Moreira e formou dupla de armação com Coutinho, mas terminou a partida sob fortes vaias da arquibancada. Mesmo com a recente desconfiança, Fernando Diniz escolheu França para substituir Coutinho na partida contra o Bahia. A contratação do meia na última janela de transferências tinha como objetivo ampliar as opções de rotação no meio-campo e no ataque, e ele era considerado o substituto natural do camisa 10 em eventuais ausências.
Informações apuradas pelo ge indicam que não existe no contrato qualquer cláusula de obrigação de compra vinculada a minutagem ou número mínimo de partidas. Matheus França foi um dos reforços que mais geraram expectativa na torcida, especialmente pelo que apresentou no Flamengo e nas categorias de base, onde era tratado como uma das maiores promessas de sua geração. Entretanto, até a partida contra o Bahia, era o único reforço que ainda não havia tido chance como titular.
No Crystal Palace, França teve poucas oportunidades devido às lesões. Ele chegou ao Vasco fora de ritmo e precisou passar por um trabalho progressivo de recondicionamento para evitar sobrecargas. Durante a Data Fifa, o clube investiu em um processo intenso de aprimoramento físico para que o jogador pudesse disputar espaço entre os titulares nesta reta final de temporada.
O desempenho dos três primeiros meses não agrada a comissão técnica. Após a atuação contra o Bahia, França perdeu prestígio e dificilmente terá nova chance no time titular, especialmente em um momento de pressão pelos maus resultados e pela necessidade de afastar o risco de rebaixamento.

Matheus França em partida contra o Botafogo no Nilton Santos — Foto: André Durão
Com o retorno de Coutinho após cumprir suspensão, Matheus França deve voltar ao banco de reservas na partida contra o Internacional, marcada para sexta-feira, às 19h30, em São Januário. O Vasco ocupa a 13ª posição na tabela, com 42 pontos.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.









































