Central do Timão
·27 de novembro de 2025
Jogadoras do Corinthians se manifestam após notícias sobre o encerramento do basquete no clube

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·27 de novembro de 2025

Atletas do basquete feminino do Corinthians divulgaram diferentes manifestações nas redes sociais após a notícia de que o clube vai encerrar todas as equipes da modalidade a partir de 2026, conforme informado pelo Meu Timão. O tema repercutiu internamente e gerou publicações de repúdio, declarações individuais e uma nota conjunta de parte do elenco.
Na quarta-feira (26), a página União SCCP publicou uma nota de repúdio criticando a possibilidade de descontinuidade da modalidade no Parque São Jorge. Diversas jogadoras compartilharam o comunicado, incluindo atletas da equipe principal. A ala Yasmim Gonçalves também republicou um vídeo da reportagem do UOL Esporte sobre o caso e escreveu: “Triste demais”.

Foto: Reprodução / Instagram
A nota, compartilhada pelo elenco, repudiou veementemente os rumores sobre o possível encerramento do basquete no Corinthians, classificando como inadmissível que uma modalidade tradicional, em plena fase de crescimento e resultados, fosse tratada como descartável.
“O União vem a público manifestar profundo repúdio aos rumores que circularam nas últimas horas sobre um possível encerramento das atividades do basquete no Sport Club Corinthians Paulista. É inadmissível que uma modalidade tradicional, que já enfrentou um período de paralisação entre 2017 e 2024, volte a ser cogitada como descartável.
A justificativa de corte de verbas não se sustenta como argumento plausível para extinguir um projeto que não gera riscos financeiros extraordinários e que, ao contrário, entrega resultados esportivos, sociais e institucionais. O basquete feminino, especialmente, vive sua melhor fase em anos: 5° lugar na LBF, terceiro lugar na Copa LBF, finalistas do Paulista após uma década, destaques nas categorias Sub-12, Sub-13 e Sub-14, além da parceria estruturante com a Start na formação de base.
Tudo isso conquistado com esforço, engajamento e representatividade.Cogitar o fim de um trabalho tão sólido é desrespeitoso com atletas, comissões, torcedores, profissionais envolvidos e com a própria história da modalidade dentro do clube.
O União reforça que o basquete é patrimônio do Corinthians e merece ser tratado com responsabilidade, transparência e compromisso. Seguiremos cobrando explicações e defendendo que nenhuma modalidade seja tratada como descartável dentro do clube do povo.”
Na noite da última quarta-feira, um novo posicionamento foi divulgado em nome das atletas Alana Gonçalo, Rhayssa, Licinara, Tayna, Jaqueline e Thayná. O texto foi acompanhado de um vídeo e reforçou o posicionamento das jogadoras diante do cenário.
“Nas últimas horas fomos surpreendidas por uma notícia que certamente entristece a todos que acreditam e trabalham pelo crescimento do basquete feminino. Entretanto, mesmo diante das adversidades, reafirmamos nosso compromisso com a camisa que vestimos e com a história que representamos.
Há apenas dois anos o basquete feminino retornou ao cenário corintiano. Desde então, cada treino, cada partida e cada obstáculo enfrentado nos trouxeram até este momento: a final do Campeonato Paulista. Chegar até aqui não foi por acaso; foi fruto de dedicação, disciplina e da força que sempre guiou o Corinthians em todos os seus esportes.
Independentemente do que venha pela frente, seguiremos lutando com a mesma entrega que sempre marcou este clube. Entraremos em quadra neste final de semana para o primeiro confronto da final que será melhor de 5 jogos, com ainda mais determinação, honrando cada pessoa que acredita em nós e cada torcedor e torcedora que nos acompanha.
A Fiel é, como sempre foi, nossa maior marca e nossa maior força. Contamos com vocês nesta final. Que juntos possamos transformar este momento difícil em energia, união e, acima de tudo, resistência.”
A divulgação das manifestações ocorre justamente enquanto o time feminino se prepara para a final do Campeonato Paulista. A decisão, disputada em cinco jogos contra o Sesi Araraquara, começa no dia 29 de novembro, às 16h (de Brasília), na cidade de Araraquara.
Durante o sorteio da Copinha, o presidente do Corinthians Osmar Stabile afirmou que a modalidade será mantida enquanto o clube segue em busca de patrocinadores que assumam seus custos financeiros.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50
Notícias do Corinthians









































