José Aldo recebe homenagem por feitos e entra em Hall da Fama | OneFootball

José Aldo recebe homenagem por feitos e entra em Hall da Fama | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·09 de outubro de 2025

José Aldo recebe homenagem por feitos e entra em Hall da Fama

Imagem do artigo:José Aldo recebe homenagem por feitos e entra em Hall da Fama

Lenda do MMA brasileiro, e torcedor assumido do Flamengo, José Aldo será homenageado com a entrada no Hall da Fama das Artes Marciais. Trata-se de um seleto grupo de lutadores históricos que são reconhecidos pelo impacto no mundo das lutas, seja pelos resultados ou pelo impacto trazido à sociedade por meio do uso do esporte.

A cerimônia que vai oficializar a entrada de José Aldo no Hall da Fama das Artes Marciais está programada para o dia 24 de outubro, no MAC 16, no Ginásio Municipal de Queimados. Além da homenagem, o evento vai contar com nove lutas, divididas entre MMA amador e profissional. O embate principal é entre Alisson Murilo e Fábio Gigante, pelo cinturão da categoria até 57 kg.


Vídeos OneFootball


A homenagem a José Aldo parte de uma iniciativa independente, que recebe curadoria de jornalistas especializados no esporte. O ex-lutador, que se aposentou em maio deste ano, estará no evento para receber a homenagem.

Com a entrada no Hall da Fama das Artes Marciais, José Aldo se junta a um grupo seleto de lutadores. Os outros nomes incluídos são: Carlson Gracie, Murilo Bustamante, João Alberto Barreto, Marco Ruas, André Pederneiras e Mestre Camisa, todos considerados lendas do esporte.

História e trajetória de José Aldo

Nascido em Manaus, José Aldo tentou largar a realidade extremamente pobre para perseguir o sonho de ser lutador no Rio de Janeiro. Ao chegar ao local, porém, precisou encarar problemas profundos, como a falta de um lugar para ficar e até a alimentação. As coisas só mudaram a partir de 2004, com a entrada na academia Nova União.

A partir daí, José Aldo passou a ser trabalhado como um dos talentos brasileiros do MMA. Após participações em eventos como Shooto Brazil, Eco Fight, Meca e Jungle Fight, entre outros, o brasileiro viu a história mudar de vez com a chegada ao WEC, em 2008. Lá, Aldo foi campeão do peso-pena e venceu todas as oito lutas que fez.

Quando o WEC foi incorporado ao UFC, comprado pelos irmãos Fertitta, José Aldo manteve o cinturão da divisão e seguiu empilhando vitórias. No total, o brasileiro venceu 18 lutas seguidas entre 2006 e 2015, quando foi derrotado por Conor McGregor. Daí em diante, Aldo chegou a lutar pelo cinturão de novo, mas continuou alternando vitórias e derrotas. Em maio de 2025, anunciou a aposentadoria após perder para Aiemann Zahabi, no UFC 315, com 32 triunfos e dez revezes.

Saiba mais sobre o veículo