Esporte News Mundo
·18 de setembro de 2025
José Mourinho retorna ao ex-clube depois de 25 anos

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Após 25 anos, José Mourinho voltou ao Benfica depois de uma longa carreira internacional. O técnico português foi apresentado oficialmente no CT de Seixal para assinar um contrato válido por dois anos, indo até junho de 2027.
Logo em sua primeira pergunta, o técnico declarou que está feliz em seu retorno ao Estádio da Luz e prometeu ter foco total no comando dos Encarnados. Ele vai estrear neste sábado, quando a equipe vai visitar o AVS, na Vila das Aves, pelo Campeonato Português. Ele também explicou o que pode se esperar dele no clube e que ficará no CT até o final de semana.
”Palavras o vento às vezes leva, as atitudes não, e a promessa é muito clara: vou viver para o Benfica, vou viver para minha missão. Saí de casa e disse: “Até domingo”. Significa que, até domingo, daqui não vou sair, e acho que é de fato uma honra tremenda, e a minha experiência me ajuda a controlar as emoções. Daqui a 48 horas temos jogos e, para a nação benfiquista, não há nada mais importante do que o jogo que temos daqui a mais ou menos 48 horas”, explicou durante a coletiva.
O special one, como é conhecido, disse que está motivado para retornar à equipe e disse estar motivado para assumir o cargo. Além disso, explicou que agora está menos egocêntrico e que o clube é o mais importante.
”Mas eu não sou importante, eu venho para o Benfica em uma fase da minha carreira e como pessoa em que nos transformamos para melhor. Eu sou mais altruísta, penso menos em mim, sou menos egocêntrico e penso mais no bem que posso fazer aos outros, na alegria que posso dar aos outros. Eu não sou importante, o Benfica é importante”, disse.
Apesar de ter assinado um contrato válido por dois anos, Mourinho pode deixar o clube no final da temporada atual; isso vai depender se as duas partes querem dar continuidade ao final de 2025/26. Isso acontece por conta de os Encarnados terem uma eleição presidencial em breve, que vai decidir o futuro do ex-atacante Rui Costa no cargo, que contratou o treinador e busca sua reeleição.
Mourinho dando sua coletiva de imprensa em sua chegada ao Benfica ( Foto: Tânia Paulo / SL Benfica)
O Benfica foi o primeiro time profissional a dar uma oportunidade a José Mourinho como técnico. Em 2003, com 37 anos, ele chegou às Águias para substituir o alemão Jupp Heynckes e assumiu os Encarnados na quinta rodada do Campeonato Português. Apesar de um início irregular, ele conseguiu engrenar no final de sua passagem.
Por conta disso, venceu cinco de seus últimos seis jogos e despediu-se com vitória por 3 a 0 no clássico com o Sporting. Sua saída aconteceu por conta da mudança na presidência dos Encarnados em dezembro do mesmo ano.
Oito meses após sair do Benfica, Mourinho assumiu o comando do União de Leiria, em agosto de 2001. Apesar de sua passagem ter sido breve, teve grande impacto. Seu bom desempenho chamou a atenção do Porto, maior rival, que o contratou pouco tempo depois, dando início à sua projeção no cenário internacional.
Mourinho veio a ter uma passagem histórica pelos Dragões, conquistando dois títulos do Campeonato Português (2002/03 e 2003/04) e a segunda Champions League da história do clube, ao vencer por 3 a 0 o Monaco, em Gelsenkirchen, na Alemanha. Ao todo, o técnico fez 127 jogos, 91 vitórias, 21 empates e 15 derrotas.
Depois de deixar o Porto, Mourinho fez uma carreira internacional vitoriosa, tendo a oportunidade de assumir o Chelsea no início da temporada 2004/05. Logo em seus primeiros anos, venceu duas edições da Premier League, duas Copas da Liga Inglesa, uma Supercopa da Inglaterra e uma FA Cup. Depois, assumiu a Inter de Milão, onde repetiu o sucesso: conquistou novamente a Champions League (em 2009/10) e mais quatro títulos nacionais. O destaque foi tanto que sua passagem pelo clube italiano durou pouco, e ele seguiu para o Real Madrid.
Após treinar os Merengues, Mourinho voltou ao Chelsea e somou mais dois troféus nacionais: a Premier League e a Copa da Liga Inglesa. Em seguida, passou por Manchester United, Tottenham, Roma e, mais recentemente, Fenerbahçe. Nessas últimas etapas, teve desempenho mais modesto, sendo a conquista da Liga Europa de 2016/17 com o United o ponto alto desse período. Sua última conquista foi a Liga Conferência com a Roma na temporada 2021/2022.