Esporte News Mundo
·05 de julho de 2024
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·05 de julho de 2024
O projeto Nadando com Thiago Pereira tem transformado a vida de centenas de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, oferecendo aulas gratuitas de natação no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda (RJ).
Desde sua inauguração em agosto de 2022, a iniciativa atende 360 pessoas em 20 turmas, promovendo a saúde e o bem-estar por meio do esporte.
Um exemplo de sucesso é o jovem Lorenzo, de 11 anos, que equilibra sua rotina entre a escola, os treinos de natação no projeto e as atividades na equipe de futebol das categorias de base do Resende F.C., na cidade vizinha a Volta Redonda.
A prática da natação não só melhorou seu desempenho físico, como também trouxe benefícios significativos para sua saúde.
“Ele tinha alguns problemas respiratórios e agora, com esse processo contínuo de estar em contato com a água fazendo natação, melhorou consideravelmente. Então a natação na vida dele com certeza foi um divisor de águas,” disse Leonardo Ávila Martins, pai do Lorenzo.
“Esse projeto do Thiago Pereira foi muito importante. Todas as semanas ele está aqui duas vezes.”
Recentemente, os alunos receberam novos materiais do próprio Thiago Pereira, como toucas, óculos, uniformes e livros, reforçando o compromisso com a qualidade e o incentivo ao esporte.
Durante a inauguração da segunda fase do projeto, Lorenzo, junto com seus amigos, desfrutou do novo espaço jogando bola e nadando, o que reforça a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento das crianças.
Jovem nadador e jogador (Foto: Flávio Perez)
Thiago Pereira, que acompanha de perto o crescimento do projeto, está otimista sobre o futuro: “Tenho certeza que vai ser um projeto ainda mais maravilhoso que nos últimos anos. A gente tem um objetivo para o ano que vem de aumentar o número de núcleos pelo país e fazer crescer ainda mais o projeto aqui em Volta Redonda também.”
A natação, além de ser um esporte completo, é crucial para a segurança das crianças, como explicou André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN: “Saber nadar é uma coisa tão importante porque traz segurança para as nossas famílias. Infelizmente, no Brasil tem muita criança que ainda sofre com o afogamento. Agora, a Rose Vilela (mãe do Thiago) falou a coisa mais importante: mais do que a gente só prevenir o afogamento, a gente vai aprender muitas coisas através do esporte.”
O projeto é patrocinado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Fundação CSN, Vulcabrás e Grupo Nossa Senhora do Ó, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e do Parque Aquático Municipal de Volta Redonda.
O Instituto Thiago Pereira, responsável pela iniciativa, tem como missão tornar o esporte acessível a todos, promover os valores que a prática esportiva ensina e utilizar a natação como uma ferramenta de prevenção de afogamentos. Thiago Pereira, que é sobrevivente de um afogamento aos 2 anos de idade, sempre enfatiza a importância de saber nadar para melhorar a segurança e desenvolvimento das crianças.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo