Juan 'Marrentinho' conta como Arsenal foi decisivo para sucesso no Flamengo | OneFootball

Juan 'Marrentinho' conta como Arsenal foi decisivo para sucesso no Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·17 de novembro de 2025

Juan 'Marrentinho' conta como Arsenal foi decisivo para sucesso no Flamengo

Imagem do artigo:Juan 'Marrentinho' conta como Arsenal foi decisivo para sucesso no Flamengo

Juan Maldonado, o "Marrentinho" para os torcedores do Flamengo, relembrou sua passagem pelo Arsenal e explicou como influenciou diretamente sua carreira no Brasil. A experiência foi curta e com poucos jogos no time principal, mas o suficiente para o ex-lateral classificar como fundamental para brilhar com o Manto Sagrado.

"Um desafio multo grande, um desafio muito grande, um crescimento profissional e pessoal que tive lá na Inglaterra. Acho que foi determinante para o meu sucesso no Brasil depois, a mentalidade e cultura do futebol europeu, a questão tática também, visão de jogo. Então, foi muito importante para a minha sequência aqui no Brasil", disse Juan ao 'ge'.


Vídeos OneFootball


O lateral esquerdo disputou e foi campeão da Premier League na temporada 2001/02 pelo Arsenal. Ele atuou em dois jogos no time principal: vitórias sobre Gillingham e Grimsby Town, ambos pela FA Cup. Mas o que mais chamava a atenção era a qualidade dos companheiros.

Apesar de atuar principalmente no time B, Juan treinou e jogou ao lado de estrelas do futebol mundial: Thierry Henry, Patrick Viera, Dennis Bergkam e mais. Experiência que também é difícil de esquecer:

"Uma lembrança muito boa, muito positiva. Eu fui para o Arsenal atuar mais no time B, então não era um contato diário. Mas, como era o mesmo CT, eu treinava várias vezes com eles e realmente parecia que a ficha não caia. Craques, Copa do Mundo, jogadores de altíssimo nível. Parecia que não era verdade que eu estava ali."

O retorno ao Brasil aconteceu em 2004 e para um rival do Flamengo: o Fluminense. Juan defendeu o tricolor até o fim da temporada 2005, quando acertou a ida para o Mengão a partir do ano seguinte. O início de uma trajetória de muito sucesso, com títulos, e que faz Juan ser lembrando constantemente pelos torcedores rubro-negros.

Juan comenta relação com o Flamengo e torcida por títulos em 2025

"Marrentinho" destacou o Flamengo como o clube que mais jogou profissionalmente, além de ser o time em que conquistou mais títulos e teve passagens pela Seleção Brasileira. Ele reforçou a importância do vínculo afetivo com o clube e a experiência de disputar campeonatos de alto nível.

“O clube que mais joguei profissionalmente, mais títulos, Seleção Brasileira. Então, realmente ficou marcado o carinho e um sentimento muito grande pelo Flamengo.”

Juan disputou 256 partidas com o Manto Sagrado, com 36 gols marcados e cinco títulos. Ele foi tricampeão do Carioca (2007,2008 e 2009), conquistou a Copa do Brasil de 2006, com gol na decisão, e também o Brasileirão de 2009. Em todos, foi peça importante do time rubro-negro.

Diante desse esse reconhecimento e carinho que nutre pelo clube, é natural que o ex-atleta torça para o Flamengo conquistar os troféus do Brasileirão e da Libertadores nesta temporada: “Flamengo, tem que ser Flamengo, né (risos). (Na Libertadores) Também.”

Diferença da disputa do Brasileirão de 2009 e 2025

Juan foi questionado sobre mais uma disputa entre Flamengo e Palmeiras por um título do Brasileirão. O confronto se estabeleceu nos últimos anos, com disputas diretas em todas as temporadas, mas já estava presente na virada história do Fla em 2009.

Na ocasião, o Palmeiras liderou a maior parte do torneio, mas o Mengão ficou com o troféu na última rodada. Para Juan, no entanto, a presença dos dois clubes é a única semelhança entre as campanhas.

“A gente começou o campeonato muito lá atrás, dessa vez Flamengo e Palmeiras estão disputando desde o comecinho. A gente foi na virada do turno mais ou menos, foi engrandecendo e teve uma arrancada. Um pouco diferente, mas a rivalidade continua", disse, antes de finalizar:

"Realmente o [título] mais marcante, até pela forma que foi, a gente foi ser líder apenas na última rodada. Foi uma coisa que construímos ao longo do campeonato. Primeiro era sair da zona de rebaixamento, vamos virar na Libertadores, começamos a chegar e aí vamos pelo título.”

Saiba mais sobre o veículo