oGol.com.br
·02 de outubro de 2025
Kevin De Bruyne se isola como o maior assistente da Liga dos Campeões na última década

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·02 de outubro de 2025
Depois de uma estreia relâmpago na primeira rodada, Kevin De Bruyne fez a sua primeira grande exibição com a camisa do Napoli na Liga dos Campeões. A primeira apresentação em casa resultou em sinergia com Rasmus Hojlund e consagrou o belga como o maior assistente da Champions na última década.
No confronto contra o Sporting, De Bruyne serviu duas vezes o centroavante dinamarquês e comandou a vitória por 2 a 1. Com as duas assistências, o meia chegou a 26 passes para gols e se isolou no ranking dos últimos dez anos.
Antes dos passes da última quarta-feira (2), De Bruyne estava empatado com Kylian Mbappé, ambos com 24 assistências. Nesta rodada da Champions, o francês subiu no ranking histórico dos artilheiros, com três gols, mas estacionou na disputa dos assistentes, sem nenhum passe direto.
Além dos dois jogadores que seguem disputando a Liga dos Campeões desta temporada, o ranking dos maiores assistentes da década conta com Neymar (23), Kimmich (23), Di Maria (22) e Vinicíus Júnior (21).
Aos 34 anos, De Bruyne busca um recomeço nesta temporada após encerrar o seu ciclo em Manchester. Pelo City, o meia se despediu como o segundo maior assistente da história da Premier League, com 119 passes para gols, atrás apenas de Ryan Giggs, com 162. O belga também foi apenas o quinto a superar a marca de uma centena de assistências na Liga Inglesa, junto com Frank Lampard, Wayne Rooney e Cesc Fàbregas.
Autor de 236 assistências na carreira, De Bruyne persegue novos recordes como garçom e, no início de história pelo Napoli, encontrou em Hojlund um novo companheiro nórdico para tentar repetir a dobradinha de sucesso construída ao lado de Erling Haaland.