Kompany afirma que Mourinho cometeu um “grande erro” na polêmica de racismo envolvendo Vinicius | OneFootball

Kompany afirma que Mourinho cometeu um “grande erro” na polêmica de racismo envolvendo Vinicius | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·20 de fevereiro de 2026

Kompany afirma que Mourinho cometeu um “grande erro” na polêmica de racismo envolvendo Vinicius

Imagem do artigo:Kompany afirma que Mourinho cometeu um “grande erro” na polêmica de racismo envolvendo Vinicius

Vincent Kompany criticou a forma como José Mourinho lidou com a controvérsia de racismo envolvendo o atacante do Real Madrid, Vinicius Junior, afirmando que os comentários do técnico do Benfica após a partida da Liga dos Campeões no meio da semana foram um “grande erro”.

O brasileiro Vinicius acusou o meio-campista do Benfica, Gianluca Prestianni, de insultos racistas durante a vitória do Real por 1 a 0 em Lisboa, na terça-feira, dizendo ao árbitro que havia sido chamado de “macaco” durante uma discussão com o argentino.


Vídeos OneFootball


Após a partida, Mourinho criticou Vinicius por incitar os jogadores e torcedores do Benfica com sua comemoração após o gol da vitória no jogo de ida da fase eliminatória dos playoffs. A UEFA afirmou que investigará “alegações de comportamento discriminatório”.

Veja também: 

O técnico do Bayern de Munique, Kompany, que refletiu sobre suas experiências passadas de racismo como jogador, disse que o que mais o incomodou foi o que aconteceu fora de campo.

“Temos o líder de uma organização, José Mourinho, que basicamente ataca o caráter de Vinicius Junior ao promover esse tipo de comemoração. Para desacreditar o que Vinicius está fazendo neste momento”, disse Kompany a repórteres na sexta-feira.

“E para mim, em termos de liderança, é um erro enorme e algo que não devemos aceitar.”

Kompany disse que falar sobre a comemoração de Vinicius não deve desviar a atenção da resposta imediata do jogador às declarações de Prestianni, que demonstrou genuína angústia emocional.

“Temos o Vini Jr., cuja reação, quando você assiste ao lance, não pode ser fingida. Dá para ver. Sua reação é emocional. Não vejo nenhum benefício para ele ir até o árbitro e carregar todo esse sofrimento nas costas”, disse Kompany.

“Não há absolutamente nenhuma razão para o Vini Jr. fazer isso, e ele faz, e quando ele faz, acho que em sua mente ele está fazendo isso porque é a coisa certa a se fazer naquele momento.”

Difícil de provar

No entanto, Kompany afirmou que seria difícil provar as alegações de abuso racista contra Prestianni, a menos que o jogador admitisse tê-lo feito.

“Você tem um jogador (Prestianni) que está escondendo o que está dizendo em sua camisa… Você tem um jogador que reclama, você tem um jogador que diz que não fez isso, e eu acho que, a menos que o próprio jogador se manifeste, é difícil, é um caso complicado”, disse o belga.

Apesar das críticas, Kompany disse esperar que a situação ainda possa levar à responsabilização e ao crescimento. Se Prestianni realmente usou linguagem racista, disse ele, deve haver espaço para um pedido de desculpas e para que os órgãos disciplinares considerem o arrependimento.

“Se for verdade que o jogador do Benfica disse algo tão ruim quanto disse, eu gostaria que houvesse uma situação em que ele pudesse se desculpar e dizer: ‘Desculpe, cometi um erro’.

Isso também influencia a sentença, que deve ser A ou B. Mas se você admite que cometeu um erro, também deve haver a oportunidade de dizer: ‘Ei, ninguém é perfeito’.”

Voltando a falar de Mourinho, Kompany disse que “nunca ouviu ninguém falar mal” dele e que não julgaria o português com base no incidente no Estádio da Luz.

“Ele cometeu um erro. Espero que isso não se repita no futuro e que possamos seguir em frente e crescer.”

*Por AFP.

Saiba mais sobre o veículo