Jogada10
·17 de setembro de 2025
Leandro Damião estreia na várzea e participa de todos gols em goleada do novo clube; vídeo

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·17 de setembro de 2025
Leandro Damião voltou aos gramados poucos meses depois de anunciar oficialmente sua aposentadoria do futebol. Aos 36 anos, o ex-atacante da Seleção Brasileira estreou pelo Vila Helena, clube do futebol de várzea de São Paulo, no último domingo (14) e participou diretamente dos quatro gols da goleada sobre o Pieroni, pela Taça da Cidade 2025.
A atuação expressiva do centroavante, principal contratação da equipe, chamou a atenção pelo contexto que envolve seu retorno. Isso porque Damião comunicou o fim de sua trajetória no futebol em abril deste ano, após uma passagem discreta pelo Coritiba. O atleta concluiu sua carreira após 552 jogos como profissional, com 219 gols e 62 assistências.
Depois de defender camisas de Internacional, Flamengo, Santos, Cruzeiro, Real Betis e Kawasaki Frontale-JAP, o centroavante agora veste as cores do Vila Helena. O novo clube, aliás, também serviu de casa para outro companheiro apostado do futebol: o lateral Pará.
A reestreia do atacante aconteceu em campo de gramado sintético e com clima de jogo grande, arquibancadas cheias e muito barulho. Uma festa típica do futebol amador paulistano. Já dentro de campo, o atleta provou que fazer gol é algo que não se desaprende.
Principal nome da equipe, o centroavante marcou dois gols e contribuiu com duas assistências na goleada por 4 a 1 pela Taça da Cidade 2025. A partida valeu pontos para classificação geral, mas serviu, sobretudo, como carta de apresentação do atleta à nova torcida.
Ele esteve em campo por cerca de 60 minutos de muita movimentação, presença de área e finalização precisa. Os dois gols marcados vieram em jogadas distintas: uma de cabeça, após cruzamento da direita, e outra em finalização rasteira na pequena área.
Leandro Damião pendurou as chuteiras como jogador profissional no dia 11 de abril, em comunicado nas redes sociais. Na despedida, declarou-se “um vencedor” com tudo o que viveu na carreira e pelos clubes que defendeu.
O centroavante decidiu aposentar-se do futebol após uma passagem de apenas 16 jogos pelo Coritiba, com três gols marcados. Antes disso, entre 2019 e 2023, ele havia se destacado pelo Kawasaki Frontale, do Japão.
Pela Seleção, marcou três gols em 18 partidas, mas teve destaque mesmo na equipe olímpica: com seis tentos em cinco jogos. O auge com a camisa verde e amarela ocorreu durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, quando o Brasil conquistou a medalha de prata.
A participação de Damião no futebol amador ganhou destaque nas redes sociais e repercutiu em diferentes veículos da imprensa esportiva. O perfil da Vila Helena celebrou a chegada do atacante com vídeos da partida e sua comemoração característica.
Embora o ex-jogador não tenha confirmado oficialmente se continuará participando da competição até o fim, o desempenho na estreia indica que há motivação pessoal para seguir envolvido com o futebol. Ele chegou, inclusive, a brincar sobre “só jogar nos finais de semana permitidos pela esposa”.