😯 Leonardo Jardim critica arbitragem e diz repensar permanência no Brasil | OneFootball

😯 Leonardo Jardim critica arbitragem e diz repensar permanência no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: OneFootball

OneFootball

·27 de outubro de 2025

😯 Leonardo Jardim critica arbitragem e diz repensar permanência no Brasil

Imagem do artigo:😯 Leonardo Jardim critica arbitragem e diz repensar permanência no Brasil

O cenário atual da arbitragem brasileira motivou declarações fortes de Leonardo Jardim após o empate entre o seu Cruzeiro e o Palmeiras neste domingo (26).

O treinador da Raposa chegou a colocar em dúvida "se vale a pena" continuar trabalhando no país.


Vídeos OneFootball


"A alegria que eu tenho tido no Brasil, com o grupo fantástico e os torcedores, estou frustrado. Se vale a pena continuar, quando na realidade não somos nós que controlamos os jogos. Eu fico extremamente frustrado. O peso da insatisfação está quase igualando o da satisfação.", disse o português.

Este navegador não é compatível. Use um navegador diferente ou instale o aplicativo

video-poster

Jardim, que está em sua primeira experiência no Brasil, lamenta que o protagonismo nos jogos seja - na sua opinião - cada vez menos dos atletas.

"Dizem-me bem-vindo ao Brasil, mas eu não quero isto para mim, porque eu gosto de controlar o jogo, eu gosto que o papel dos jogadores seja o responsável dos resultados dentro de campo."


Amadorismo?

Sem economizar nas palavras, ele foi direto ao responder se coloca o futebol brasileiro entre os principais do mundo.

"Vivo o futebol brasileiro, mas não quero isso para mim. Me perguntaram se o Brasil é top 5 do futebol mundial, mas eu disse e repito: não. Não vou puxar saco enquanto o grupo profissional for gerido por amadores. Enquanto não houver um sindicato forte dos jogadores no calendário e mais responsabilidade, não adianta ter talento, emoção e torcedores. Não sei se tudo isso vale a pena.", destacou. 


Ele tem razão?

A principal queixa do técnico celeste foi sobre a não expulsão de Gustavo Gómez após entrada em Wanderson. Mas Jardim também citou outras decisões:

"Acho que muitas coisas aconteceram, não vale a pena relatar porque vocês viram. Desde o Kaiki que tem o lábio todo inchado e não houve parada de jogo, qualquer lance da primeira parte, estava um jogador do adversário no chão. O Fabricio, acho que não fez falta nenhuma. Quem faz falta é o adversário, que faz a falta, ele roda, bate nas pernas, a expulsão, as dualidades de critérios."

O empate levou o Cruzeiro aos 57 pontos na tabela. Palmeiras (chegou aos 62) e Flamengo (61) seguem nas duas primeiras colocações e com um jogo a menos cada. 


Saiba mais sobre o veículo