Zerozero
·11 de janeiro de 2026
Locomotiva <i>Chuchu</i> travada pela bravura açoriana

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·11 de janeiro de 2026

Nacional e Santa Clara empataram por 3-3, num jogo referente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro ficou marcado pelo hat-trick de Jesús Ramírez, também conhecido por Chuchu, e pelo tento açoriano que garantiu o empate ao cair do pano.
Tiago Margarido fez uma mexida no lote de titulares do Nacional: Daniel Júnior deu lugar a Pablo Ruan. Já Vasco Matos promoveu duas alterações no onze inicial do Santa Clara. Serginho e Gustavo Klismahn ouviram o apito inicial no relvado, enquanto Adriano Firmino e Pedro Ferreira começaram no banco de suplentes.
Os visitantes entraram muito bem na partida e aproveitaram por duas vezes a passividade do conjunto da casa. Aos quatro minutos, Vinícius Lopes beneficiou de um erro de Zé Vitor no processo de construção e, depois de roubar o esférico, investiu pelo corredor central. Com apenas o guardião pela frente, teve toda a calma do mundo e desviou a bola para o lado esquerdo.
Ao minuto 14, foi a vez de Paulo Victor mexer no resultado do encontro. Sidney Lima cruzou para a área e a bola acabou por embater na barra. Na recarga, o número 64 dos açorianos adiantou-se a todos os jogadores presentes na área e encheu o pé esquerdo - Kaique não teve hipóteses de defesa.
O clima pesado vivido no relvado transportou-se também para as bancadas da Choupana. Apesar do desânimo evidente, Paulinho Bóia e Jesús Ramírez não ficaram de braços cruzados e vieram agitar as contas do duelo. O brasileiro arrancou, bateu três adversários e serviu o colega, que, aos 21 minutos, rematou de primeira, à meia-volta, batendo Gabriel Batista.
Mais tarde, a referência ofensiva mais adiantada do emblema do Funchal foi derrubada no interior da área visitante. Luís Rocha carregou o adversário em falta e Fábio Veríssimo não hesitou em assinalar grande penalidade. Chuchu assumiu a cobrança da marca dos 11 metros: guarda-redes para um lado, bola para o outro. As bancadas explodiram de alegria.
Até ao apito para o descanso, o resultado manteve-se inalterado: 2-2 no marcador.
Os pupilos de Tiago Margarido regressaram ao relvado com muita vontade e foram recompensados cedo. Aos 49 minutos, Jesús Ramírez completou o hat-trick. Liziero trabalhou bem no interior da área açoriana e serviu o venezuelano com muita classe. O avançado temporizou antes de rematar e, apesar dos esforços da defensiva visitante, acabou por fazer o terceiro, levando os jogadores do Nacional a juntarem-se para festejar a reviravolta.
O Santa Clara não baixou os braços e partiu em busca do empate. Vasco Matos esgotou as substituições e a equipa açoriana aumentou significativamente o volume ofensivo. O VAR ainda analisou um lance que poderia ter resultado em grande penalidade para os visitantes, mas nada foi assinalado - nem isso travou a ambição dos homens de São Miguel.
Depois de várias investidas, o Santa Clara chegou ao golo do empate já nos descontos. Gabriel Batista subiu à área e ainda tocou na bola, que sobrou para Elias Manoel. O avançado rematou de pronto na direção da baliza; Kaique ainda tentou, mas o tiro levava selo de golo. Um balde de água fria para os adeptos madeirenses e um momento de euforia para os apoiantes açorianos.
Ambas as equipas fecham assim a primeira volta da I Liga. Com este resultado, o Nacional mantém-se no 13.º lugar, enquanto o Santa Clara segue na 14.ª posição.
Jesús Ramírez (Nacional): Fez um hat-trick e foi o motor do Nacional. Que jogo do avançado venezuelano!
Elias Manoel (Santa Clara): Fez o seu primeiro golo pelo Santa Clara e em grande estilo, diga-se de passagem. Teve frieza num momento super decisivo.
Fábio Veríssimo esteve muito seguro na partida e a sua tomada de decisão foi globalmente positiva.

Onze do Nacional:
Kaique, João Aurélio, Léo Santos, Zé Vitor, José Gomes, Miguel Baeza, Matheus Dias, Igor Liziero, Pablo Ruan, Jesús Ramírez, Paulinho Bóia

Onze do Santa Clara:
Gabriel Batista, Sidney Lima, Luís Rocha, Henrique Silva, Lucas Soares, Serginho, Djé Tavares, Paulo Victor, Gustavo Klismahn, Vinícius Lopes, Gabriel Silva
1':

Começou a partida
4':

GOLO Santa Clara! Vinícius Lopes marca
Vinícius Lopes marca o seu 5º golo na prova (14 jogos)
Vinícius Lopes aproveitou um erro de Zé Vitor perto do meio-campo - o defesa do Nacional era o último homem. O brasileiro investiu pelo corredor central e, no meio da área, rematou a bola para o lado esquerdo de Kaique. Grande lance do número 70 do Santa Clara.
12':

Nacional: Paulinho Bóia
fez um grande remate na direção da baliza. Gabriel Batista fez uma grande defesa.
15':

Sidney Lima (Santa Clara) remata à barra!!!
Fez um cruzamento que foi na direção da baliza. A bola acabou por bater na trave.
15':

GOLO Santa Clara! Paulo Victor marca
Paulo Victor marca o seu 1º golo na prova (14 jogos)
Paulo Victor aproveitou a passividade dos jogadores do Nacional e rematou no interior da área. A bola foi colocada e Kaique não teve qualquer hipóteses de defesa.
21':

GOLO Nacional! Jesús Ramírez marca
Jesús Ramírez marca o seu 10º golo na prova (17 jogos)
Paulinho Bóia tinha muito pouco espaço, porém driblar na direção da baliza. O brasileiro bateu três adversários e, no meio da área, deixou a bola para Jesús Ramírez. O ponta de lança encheu o pé direito de primeira e acabou por marcar um grande golo - à meia-volta.
28':

Santa Clara: Gabriel Silva
bateu um livre diretamente para o canto superior direito. Kaique voou e fez uma grande defesa.
36':

Jesús Ramírez ganhou a frente a Luís Rocha. O defesa derrubou o avançado no interior da área. Fábio Veríssimo não hesitou em assinalar grande penalidade.
36':

GOLO Nacional: Jesús Ramírez marca de grande penalidade!
Jesús Ramírez marca o seu 11º golo na prova (17 jogos)
O venezuelano respirou fundo e partiu para a bola. Enviou o esférico para o lado esquerdo da baliza. Guarda-redes para um lado e bola para o outro.
46':

O Santa Clara começou melhor a partida, porém o Nacional conseguiu equilibrar a partida. Jesús Ramírez fez um bis. Está a ser um grande jogo de futebol. A segunda parte promete.
49':

GOLO Nacional! Jesús Ramírez marca
Jesús Ramírez marca o seu 12º golo na prova (17 jogos)
O venezuelano estava no interior da área e decidiu não rematar. A temporização compensou e encheu o pé esquerdo depois de bater dois adversários. Grande golo, que confirma o hat-trick.
56':

VAR analisa: possível penálti para o Santa Clara.
56':

VAR confirma: não há penálti.
63':

Santa Clara: Vinícius Lopes
desviou a bola no interior da pequena área!! Passou por cima da baliza.
73':

Nacional: Daniel Júnior
armou remate! A bola passou a centímetros do poste.
75':

Santa Clara: Paulo Victor
fez um volley! Kaique fez uma grande defesa e negou o golo.
77':

Santa Clara: Brenner Lucas
fez um grande remate... Kaique fez uma defesa ainda melhor.
82':

Nacional: Witi Quembo
rematou à boca da baliza. A bola passou mesmo ao lado do poste.
90 +4':

Santa Clara: Vinícius Lopes
rematou de fora da área. Kaique voou e fez uma grande defesa.
90 +5':

GOLO Santa Clara! Elias Manoel marca
Elias Manoel marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
90 +6':

VAR analisa: o golo do Santa Clara.
90 +6':

VAR confirma: tudo regular no lance do golo
90 +7':

O árbitro apita para o final da partida.
Melhor em campo:

Jesús Ramírez (CDN) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Fez um hat-trick e foi o motor do Nacional. Que jogo do avançado venezuelano!









































