Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby | OneFootball

Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·07 de dezembro de 2025

Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby

Imagem do artigo:Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby
  1. Por Mirella Ramos / Redação da Central do Timão

Neste domingo (7), o Corinthians sofreu uma derrota por 5 x 1 para o Palmeiras, na Arena Barueri, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Feminino. Após a partida, o técnico Lucas Piccinato avaliou o desempenho da equipe, reconheceu erros técnicos, mentais e defensivos e destacou que o time precisa reagir para conseguir reverter o placar no jogo da volta, que acontece no dia 14 de dezembro, às 10h (de Brasília), na Neo Química Arena.

Na saída do gramado, Piccinato fez uma avaliação inicial sobre o resultado e citou o impacto emocional da derrota. Segundo ele, o desempenho abaixo do esperado envolveu diversos fatores, incluindo falhas individuais e um plano de jogo que não funcionou diante da intensidade do adversário.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby

Foto: ©Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

Sentimento de vergonha, de todo mundo. Sentimento de pedir desculpa ao torcedor pelo resultado, pela situação, pela circunstância. Um jogo desse… São muitas responsabilidades para surgir um placar assim. Mas naturalmente a maior responsabilidade é minha, que estou no comando técnico. Hoje o plano de jogo não funcionou”, disse o treinador.

A gente fez um jogo defensivamente muito ruim e isso, aliado a um dia que tecnicamente, individualmente, muitos erros bestas da nossa equipe, contra uma equipe muito forte como a do Palmeiras, pode causar situações assim”, completou.

O treinador também comentou sobre declarações feitas pela zagueira Érika na transmissão, que citou problemas de informação e entrega. Ele afirmou que ainda não havia visto a fala, mas ressaltou que o resultado não se explica por apenas um fator.

“Muito simples colocar toda a responsabilidade em mim e está tudo bem. Mas um jogo desse não é definido só por um plano de jogo errado. Ele é decidido por erros individuais, por tecnicamente jogadoras que geralmente não cometem equívocos tão grandes. A gente teve um escorregão na área no primeiro gol, uma entregada no meio-campo no segundo gol, um rebote no terceiro, uma bola parada no quarto. Tenho minha responsabilidade e o grupo tem a dele”, completou.

Sobre a crítica da falta de entrega mencionada pela defensora, ele reforçou que respeita a opinião da atleta, mas avalia que o cenário envolve múltiplos fatores.

“Acho que cada um tem uma opinião e a gente deixa muito tranquila para a atleta opinar aquilo que sente. É cabeça quente pós-jogo. A gente vem de três dias atrás de fazer uma virada na Neo Química onde jogamos muita bola. Não tem como explicar com um só motivo. Um resultado como esse tem diversas questões.”

Pensando no jogo de volta, o técnico afirmou que o principal trabalho será mental e emocional, apesar de reconhecer o tamanho do desafio.

“A conversa no vestiário é de que a gente tem que se apresentar no retorno com tesão para fazer diferente. Enquanto existir possibilidade, a gente vai entregar tudo para construir essa remontada. É tentar recolher os cacos. A derrota é doída demais. Muita crítica vai vir. É momento de sair um pouco desse mundo da rede social, se blindar e se preparar.”

Piccinato também destacou que o início desligado do time em partidas recentes é algo que precisa ser corrigido.

“A gente tem entrado no jogo esperando o jogo acontecer para reagir a ele. Hoje a gente foi trucidado pelo adversário no momento em que ele viu que estávamos numa intensidade muito ruim. A gente fez ajuste tático durante o primeiro tempo, mas não conseguiu corrigir.”

Por fim, Piccinato foi questionado se permaneceria no clube após um resultado tão duro. O técnico afirmou que sua continuidade depende da avaliação da diretoria.

“A minha condição em relação a estar aqui foi sempre entregar tudo que eu posso, e ela vai continuar dessa forma. Se a direção entender que eu sou o nome para estar à frente, vou seguir. Se entender que não sou, não vou seguir. Sobre mim, vou sempre entregar tudo para defender a camisa do Corinthians”, finalizou.

Veja mais:

Imagem do artigo:Lucas Piccinato assume responsabilidade após goleada e analisa erros do Corinthians no Derby

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Notícias do Corinthians

Saiba mais sobre o veículo