Gazeta Esportiva.com
·03 de novembro de 2025
Luiz Gustavo celebra 1° gol no ano pelo São Paulo e desabafa após superar problema de saúde

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·03 de novembro de 2025

O volante Luiz Gustavo marcou seu primeiro gol pelo São Paulo neste domingo na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atleta voltou a atuar no começo do mês depois de ficar seis meses longe dos gramados por conta de um tromboelismo pulmonar. Luiz Gustavo fez um longo desabafo pessoal e valorizou o trabalho tricolor.
“Falam que é difícil, tem que se superar. A palavra de hoje é gratidão. Sou muito grato à minha vida, a Deus por me dar a oportunidade de fazer o que mais amo. Todos os dias que treino, jogo, quando estou com os meninos mais novos, tento passar para eles a oportunidade que eles têm de jogar futebol. É um privilégio, você consegue alcançar tudo tão rápido e às vezes deixa escapar pelas mãos, por vaidade, querer fama, aproveitar, querer sair e esquece o mais importante que é o trabalho”, começou ao Premiere.
“O futebol você tem que entregar muito. Quanto mais você trabalha, mais vai retribuir. A balança não pode ser lazer, prazer… tem que ser trabalho, concentração e depois lazer. Fiz isso minha vida toda e quanto mais velho eu fico, brinco com alguns. Nesses momentos difíceis, sempre têm me ajudado. Com toda a minha fé em Deus, sem ele acho que não estaria aqui. Sou grato pela oportunidade de viver, de fazer o que amo, tudo que venho conquistando pessoalmente. O lado pessoal vale muito mais. Acho que quando me aposentar vão lembrar do Luiz Gustavo pessoa do que o profissional. Isso vai me dar prazer e orgulho de fazer o que minha família me ensinou: educação e respeito ao próximo. Quero desfrutar, aproveitar o máximo que puder”, seguiu.
O São Paulo vinha de um momento delicado e antes de engatar duas vitórias seguidas (Bahia e Vasco), vinha de uma sequência de três derrotas. O triunfo sobre o Vasco deixa o Tricolor com 44 pontos, a quatro de distância da zona de classificação à Libertadores, que deve ganhar mais uma posição, virando G7, já que a final deste ano é entre os líderes Palmeiras e Flamengo.
“O resultado hoje é consequência de tudo o que estamos fazendo. Todos têm trabalhado muito, estamos fazendo por merecer. Passamos por momentos difíceis, mas temos objetivo e vamos jogo a jogo atrás disso”, analisou
“O Lucas, eu, o São Paulo, em geral, passamos por momentos difíceis, mas agora é um momento em que todo mundo se alegra, todo mundo ganha. Temos que continuar com os pés no chão, trabalhando… temos jogos difíceis, mas temos capacidade e potencial de usar isso como motivação, como algo a mais de querer terminar a temporada em colocações para jogar a Libertadores. Acho que todos estão com a cabeça nisso e vamos atrás”, afirmou.
Essa foi a quarta partida de Luiz Gustavo desde seu retorno. Neste ano, tem seis jogos e um gol.
Relembre o caso de Luiz Gustavo
No dia 5 de abril, às vésperas da viagem para Belo Horizonte, onde o São Paulo iria enfrentar o Atlético-MG, pelo Brasileirão, Luiz Gustavo reclamou de dores na região toráxica. O jogador foi encaminhado para o Hospital Albert Einstein e, após a realização de exames, foi constatada a existência de um tromboembolismo pulmonar.
Luiz Gustavo permaneceu internado por três dias. Posteriormente, seguiu um cronograma específico de trabalho elaborado por um especialista. O jogador ficou inativo até o dia 17 de junho, quando voltou a treinar separado no CT da Barra Funda.
Pouco mais de um mês depois, Luiz Gustavo voltou a participar de alguns trabalhos com o restante do elenco, sempre evitando contato físico. Embora os profissionais do São Paulo coordenassem os treinamentos do volante, um médico especialista seguiu acompanhando todo o processo. Ele fez seu primeiro jogo após o retorno no dia 2 de outubro, na vitória sobre o Fortaleza.
Ao vivo









































