Zerozero
·24 de janeiro de 2026
Lusitano GC empata frente ao 1º Dezembro e não chega à fase de subida

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 de janeiro de 2026

O 1º Dezembro e Lusitano GC empataram a uma bola,no encerramento da fase regular da Série B da Liga 3, numa tarde de futebol pouco inspirada. O Lusitano precisava ganhar e esperar que os emblemas dos resultados cimeiros escorregassem, mas a tarefa não foi fácil frente a um 1º Dezembro bastante competente.
A equipa da casa foi a primeira a marcar, quase ao cair do pano da primeira parte, graças a um livre direto executado por Paulo Lima. O médio viu a sua tentativa ir ao poste e a bater nas costas do guarda-redes adversário, com a bola a terminar no fundo das redes. O Lusitano GC, que até então tinha sido cauteloso, viu-se obrigado a reagir na segunda parte.
A resposta do Lusitano GC surgiu apenas ao minuto 81, por intermédio de Rodrigo Monteiro. Após uma jogada de insistência, o defesa conseguiu encontrar espaço para um remate certeiro, restabelecendo a igualdade no marcador e reacendendo as esperanças da sua equipa. No entanto, apesar do esforço, o Lusitano não conseguiu completar a reviravolta, terminando o jogo com um empate que sabe a pouco.
Este resultado não era o esperado, tal como não foi o suficiente para o Lusitano chegar à fase de subida. O UD Santarém, que até começou a perder, só dependia de si e conseguiu mesmo os três pontos frente ao primeiro classificado Belenenses. Esse resultado e uma tarde pouco inspirada deixaram cair por terra o sonho do Lusitano de Évora em chegar à fase de Apuramento de Campeão.

Onze do 1º Dezembro:
Fábio Duarte, Lassana Mané, Caiser Gomes, Kamika, Eduardo Borges, Jorge Bernardo, Ulisses Dias, Paulo Lima, Harramiz, Diogo Ferreira

Onze do Lusitano GC:
Duarte Martins, Eurichano Setila, Cassiano, João Pinto, Rodrigo Monteiro, Martim Águas, Botché Candé, Sele Davou, Franco Almara, Dida, Angel Gomes
1':

Começou a partida
44':

GOLO 1º Dezembro! Paulo Lima marca
Paulo Lima marca o seu 3º golo na prova (16 jogos)
Está feito o primeiro da partida e da equipa da casa. Paulo Lima rematou de livre direto e, com alguma sorte, a bola acabou no fundo das redes. A bola foi ao poste, mas bateu nas costas do guardião e entrou. Tarefa ainda mais complicada para o Lusitano.
45 +5':

Lusitano GC: Botché Candé
, na ressaca de um livre, remata para uma grande defesa do guardião da casa para canto.
46':

Primeira parte muito morte e àquem das expectativas para este jogo. Foram poucos os remates enquadrados e o verdadeiro perigo criado junto às balizas. Jogando contra o vento, o tento acabou por cair primeiro lado da casa. Se a tarefa já estava difícil para o Lusitano, agora ainda mais está. Pede-se muito mais à equipa alentejana.
55':

Lusitano GC: Leandro Tipote
, já dentro de área, remata diretamente para as mãos de Fábio.
59':

1º Dezembro: Kamika
, na resposta, trabalha dentro de área, mas remata à figura.
81':

GOLO Lusitano GC! Rodrigo Monteiro marca
Rodrigo Monteiro marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Após o canto, num lance de insistência, o Lusitano chega ao empate através de um remate forte de Rodrigo Monteiro. A esperança ainda está viva, sendo que a equipa de Évora espera que o cenário em Santarém mude rapidamente.
90 +4':

O árbitro apita para o final da partida
90 +4':

Fim da partida e fim do sonho do Lusitano de Évora. A verdade é que esta não foi uma tarde inspirada para a equipa de Évora. A primeira parte foi muito fraca e, já em desvantagem, a equipa acabou por acordar muito tarde. Em Santarém o resultado favoreceu a equipa da casa e, por isso, a missão frente ao 1º de Dezembro seria sempre muito complicada. O Lusitano não dependia só de si, mas ficou àquem das expectativas para esta última jornada. O 1º de Dezembro fez um jogo equilibrado e competente, pouco a apontar.
Melhor em campo:

Rodrigo Monteiro (LGC) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. No meio de pouca inspiração do seu lado, Rodrigo Monteiro foi quem mais batalhou para chegar à vitória. Autor do golo, fez um bom jogo do início ao fim.

Ao vivo







































