Mãe de Jorginho era chamada de Zico, e craque conta motivo | OneFootball

Mãe de Jorginho era chamada de Zico, e craque conta motivo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·27 de novembro de 2025

Mãe de Jorginho era chamada de Zico, e craque conta motivo

Imagem do artigo:Mãe de Jorginho era chamada de Zico, e craque conta motivo

Jorginho está prestes a defender o Flamengo contra o Palmeiras em uma final da Libertadores, no sábado (29), e abriu o coração sobre a influência da mãe em sua carreira. O jogador contou que acompanhou de perto os passos dela, apaixonada por futebol e apelidada de Zico pela qualidade, e muito do seu jogo é inspirado no que aprendeu.

O apelido de “Zico”, dado pela própria família à mãe de Jorginho, foi pela paixão pelo esporte. “Minha mãe sempre jogou futebol. Inclusive, o apelido dela pelo meu avô, era Zico. Ele falava: 'Vai jogar bola aonde hoje, Zico?'. Ela sempre foi apaixonada por futebol. Quando eu comecei a crescer, comecei a acompanhá-la em todos os jogos”, relembrou o jogador.


Vídeos OneFootball


Jorginho também destacou o aprendizado que teve com a mãe influenciou diferentes aspectos do seu estilo de jogo. Ele afirma que a comunicação constante, algo que chama a atenção no Flamengo, é inspirada no que viu da mãe. Além do que aprendeu na parte técnica, na qual ressalta que há semelhanças com Zico, guardada as proporções.

"Ela era (camisa) 10, batia falta, fazia bastante gol. Logico que em uma dimensão muito menos. Meu avô apelidou ela assim, depois se perdeu..... Ela me contou ha um tempo atrás."

“Ela também tinha essa característica de comunicação, de falar muito, acredito que tenho muito do que aprendi com ela. Íamos à praia, ela jogava bola para eu dominar. Aprendi muito. Sempre foi uma grande inspiração”, complementou, em entrevista à Conmebol.

Contratado pelo Flamengo no meio do ano, Jorginho rapidamente se firmou como titular com 27 jogos, quatro gols e três assistências. Ele mostra liderança e conquistou a torcida rubro-negra. A expectativa é de uma atuação decisiva na final da Libertadores, complementando o impacto que já teve no clube.

Jorginho compartilha momento inusitado no AeroFla

Durante o AeroFla feito pela Nação, Jorginho protagonizou um episódio curioso. No embarque da delegação, o volante entregou a camisa para os torcedores que entraram no ônibus e demonstraram apoio ao elenco na véspera da final da Libertadores.

Surpreso Jorginho reagiu com bom humor e gratidão. Ele publicou o ocorrido nas redes sociais e exaltou a força da Nação: “Perdi a minha camiseta, mas isso é o mínimo por vocês. Rumo à Glória Eterna. Vamos, Flamengo!”, escreveu o meio-campista, destacando o carinho e a energia no embarque.

Saiba mais sobre o veículo