Gazeta Esportiva.com
·21 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de novembro de 2024
Nesta quinta-feira, por meio das redes sociais, o Manchester City informou que o contrato do treinador Pep Guardiola foi renovado até 2027. Com a duração do novo vínculo, que se encerraria no final da temporada 2024/25 e foi estendido para o fim de 2026/27, o espanhol pode chegar a dez anos sob o comando do clube inglês.
“O Manchester City significa muito para mim. Esta é minha nona temporada aqui, nós vivenciamos muitos momentos incríveis juntos. Eu tenho um sentimento realmente especial por este clube de futebol, e é por isso que estou tão feliz por ficar por mais duas temporadas”, afirmou.
“Já disse isso muitas vezes antes, mas tenho tudo o que um gerente poderia desejar e sou muito grato por isso. Espero que agora possamos adicionar mais troféus aos que já ganhamos. Esse será meu foco”, complementou o técnico.
Com as cores do City, Guardiola conquistou 18 troféus, são eles: uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, seis Campeonatos Ingleses, uma UEFA Supercup, duas taças da Inglaterra, quatro Taças da Liga Inglesa e três Supertaças da Inglaterra.
Na última temporada, o espanhol também fez história ao comandar o primeiro time a vencer quatro Campeonatos Ingleses em sequência. Ele registra uma média de 72% de aproveitamento à frente do City, com 353 triunfos em 490 partidas disputadas. Durante o período, o time marcou 1.200 gols, média que chega aos 2,45 tentos por jogo.
Apenas Les McDowall se encontra acima de Guardiola como o treinador que mais defendeu os “Cityzens”, com 587 partidas, entre os anos de 1950 e 1963. No entanto, é possível que o espanhol assuma o topo no quesito antes do final da próxima temporada, dadas às diversas competições que o Manchester City disputa.
Pep também é um dos grandes responsáveis pela temporada mais vitoriosa da longa história de 130 anos do clube. Se trata da última (2023/24), quando o City garantiu a tríplice coroa (Campeonato Inglês, Liga dos Campeões e Copa da Inglaterra).
Também sob o comando de Guardiola, o clube inglês se tornou o primeiro time na história do Campeonato Inglês a registrar 100 pontos em uma única temporada (2017/18) e a ganhar todos os quatro troféus nacionais (2018/19).