Marcelinho Machado vê FlaBasquete forte em 2025/26, mas aponta desafio para retomar hegemonia no NBB | OneFootball

Marcelinho Machado vê FlaBasquete forte em 2025/26, mas aponta desafio para retomar hegemonia no NBB | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·18 de outubro de 2025

Marcelinho Machado vê FlaBasquete forte em 2025/26, mas aponta desafio para retomar hegemonia no NBB

Imagem do artigo:Marcelinho Machado vê FlaBasquete forte em 2025/26, mas aponta desafio para retomar hegemonia no NBB

Dez anos após o título do NBB 2014/15, Marcelinho Machado segue acompanhando de perto o basquete do Flamengo. Em entrevista ao MundoBola Flamengo, o ex-capitão e hexacampeão brasileiro com o Manto Sagrado analisou o atual momento do clube e os desafios para voltar a dominar o cenário nacional. A estreia na nova edição será neste sábado (18), às 17h, contra Bauru.

O FlaBasquete conquistou dois títulos do NBB desde a aposentadoria de Marcelinho: 2018/19 e 20/21. A última edição terminou com queda nas semifinais para Franca. O time paulista conquistou o seu quarto troféu consecutivo, o que consequentemente marca quatro anos sem conquistas do Flamengo.


Vídeos OneFootball


“Qualquer análise de fora dizendo o que falta para o Flamengo voltar a ganhar o NBB é rasa. Acredito que, nos últimos anos, o time teve dificuldade de entrosamento, muitas mudanças de um ano para o outro. Isso não ajuda. Ano passado, a lesão do Ruan também pesou", disse Marcelinho Machado, antes de completar:

"O Flamengo foi campeão da BCLA, estava bem contra o Franca, tinha chance de vencer, mas a saída dele dificultou. Franca tem um time muito forte e joga junto há muito tempo. O Flamengo precisa encontrar um elenco forte e com entrosamento”, avaliou.

Ruan Miranda era um grande destaque rubro-negro nos playoffs. Contudo, problemas físicos obrigaram a comissão a reduzir os minutos do pivô em alguns jogos das semifinais. O Fla começou com vitória no Jogo 1 e abriu 2 a 1 na série no terceiro jogo, mas sofreu duas derrotas seguidas e a virada na série.

Ídolo maior do basquete rubro-negro, Marcelinho Machado encerrou a carreira com um currículo de conquistas impressionante pelo Flamengo: Mundial (2014); Liga das Américas (2014); Liga Sul-Americana (2009); Campeonato Brasileiro (2008, 2009, 2013, 2014, 2015, 2016)*; Carioca (2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016).

*Marcelinho conquistou o Campeonato Brasileiro de 2008, último antes da criação do Novo Basquete Brasil, e cinco edições do NBB.

Marcelinho projeta FlaBasquete forte e destaca permanência de Oveja

Apesar da concorrência acirrada no NBB, o ídolo rubro-negro vê o Flamengo novamente entre os grandes candidatos ao título. Para ele, o clube manteve a tradição de entrar em todas as competições com status de favorito, mesmo após as mudanças recentes no elenco.

“Eu projeto o Flamengo, assim como nos últimos anos, como um dos favoritos. Desde 2007, o clube é candidato a ganhar tudo o que disputa. Esse ano não vai ser diferente, é um time muito forte, com jogadores de qualidade”, afirmou.

Oveja Hernández inicia sua primeira temporada completa no comando e terá à disposição um elenco reformulado, mas com nomes de peso. Alexey Borges segue como principal referência técnica, ao lado de Gui Deodato e do capitão Jhonatan Luz.

Entre os reforços, o armador Dee Bost foi contratado temporariamente para substituir Baralle, que se recupera de fratura no tornozelo, situação similar à de Lucas Doria. O pivô assume a vaga de Ruan Miranda, que sofreu grave lesão a serviço da Seleção Brasileira, mas nesse caso o contrato é definitivo.

Outra novidade no garrafão é Wesley Castro. O ala-pivô Markeith Cummings e o ala Alex Negrete fecham a lista de reforços.

Marcelinho elogiou o trabalho de Oveja e destacou o impacto de uma pré-temporada completa sob o comando do argentino. Ele coloca o Mengão entre os favoritos para levantar NBB e BCLA mais uma vez.

“Além de ter o comando do Oveja, que é um técnico supervencedor e conhecedor dos caminhos para vencer títulos importantes. Já chegou e foi campeão da BCLA. Agora, com mais tempo, vai poder colocar mais a cara dele no time. O Flamengo, com certeza, vai vir como um dos favoritos à conquista da NBB e da BCLA”, concluiu Marcelinho Machado.

Onde assistir Flamengo x Bauru no NBB

O torcedor rubro-negro terá três opções para assistir ao Orgulho da Nação neste sábado (18). Bauru x Flamengo terá transmissão da FlamengoTV, no YouTube, além dos canais ESPN e SporTV, de TV fechada.

O FlaBasquete chega com a moral elevada após o título do Torneio Abertura do NBB. Sérgio 'Oveja' Hernández começa a sua primeira temporada no comando da equipe, Alexey segue como a principal referência técnica em quadra e o elenco certamente está entre os principais do país. O favoritismo para a estreia do NBB, portanto, é rubro-negro.

Saiba mais sobre o veículo