Central do Timão
·24 de setembro de 2026
Matheuzinho celebra primeira convocação e projeta trajetória na Seleção: ‘Realização de um sonho’

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·24 de setembro de 2026

Matheuzinho vive seus primeiros dias como jogador da Seleção Brasileira principal. Convocado pela primeira vez por Carlo Ancelotti, o lateral-direito do Corinthians falou sobre a emoção de vestir a Amarelinha, a ansiedade antes do anúncio da lista e a expectativa de aproveitar a oportunidade durante a sequência de amistosos.
Em entrevista à CBF TV, o jogador de 26 anos admitiu que, apesar de saber da possibilidade de convocação, foi surpreendido ao ouvir seu nome entre os escolhidos. Matheuzinho classificou o momento como a realização de um sonho e destacou a oportunidade de conviver com jogadores e profissionais da comissão técnica da Seleção.

Foto: Reprodução / Instagram
“Foi uma emoção única. É claro que a gente está ali na expectativa, mas nunca espera, na real. Mas estou muito feliz, é a realização de um sonho. E aproveitar esse momento, desfrutar bastante, que eu acho que é o melhor a se fazer agora. Aproveitar ao máximo com os jogadores excepcionais que têm aqui, com a comissão técnica maravilhosa. Então, tem que aproveitar ao máximo, curtir e aproveitar esse momento.”
A primeira convocação para a equipe principal também chega acompanhada de uma oportunidade imediata. Matheuzinho foi confirmado por Carlo Ancelotti entre os titulares para o primeiro amistoso diante da Austrália, marcado para esta sexta-feira (25), às 7h (de Brasília), no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville.
Presença de Hugo Souza e Breno Bidon facilita adaptação
Matheuzinho não desembarcou sozinho para sua primeira experiência com a Seleção principal. O Corinthians possui outros dois representantes na convocação: o goleiro Hugo Souza e o meio-campista Breno Bidon.
Para o lateral, ter companheiros do cotidiano do Parque São Jorge ao seu lado ajudou especialmente nos primeiros momentos. Matheuzinho contou que ele e Bidon, também estreante em uma convocação da Seleção principal, recorreram a Hugo para entender melhor a rotina do grupo.
“Ajuda, facilita bastante. Eu acho que mais pela questão de ser a primeira vez aqui, bate um nervosismo em saber como funciona tudo. Então, eu e o Breno conversamos bastante com o Neca, para saber como é a questão do dia a dia, da rotina. Então, nós juntos nos ajudamos muito para que a gente chegasse aqui mais tranquilo. Agora, no dia a dia, dá para a gente desfrutar mais.”
Hugo Souza já possuía experiência anterior com a Seleção e também será titular contra a Austrália. Breno Bidon, por sua vez, começa como opção no banco de reservas e pode fazer sua estreia durante o confronto.
‘Espero que eu tenha uma história bonita aqui’
Mais do que aproveitar a primeira convocação, Matheuzinho também demonstrou o desejo de transformar a oportunidade em uma presença recorrente na Seleção. O lateral afirmou que pretende mostrar seu futebol e justificar a escolha feita por Ancelotti.
“Eu acho que eu venho aqui para somar, para mostrar o meu futebol. Espero que eu consiga demonstrar que sou merecedor de estar aqui. Estou muito grato por essa oportunidade e sei que a Seleção tem jogadores excepcionais, que mostram, cada um no seu clube, o porquê de estar aqui. Então, espero que eu possa estar aqui para ajudar, para somar. Espero que eu tenha uma história bonita aqui na Seleção.”
A convocação premia o momento vivido pelo lateral no Corinthians. Matheuzinho ganhou protagonismo no elenco alvinegro nas últimas temporadas e esteve entre os jogadores que participaram da conquista da Copa do Brasil de 2025.
Ansiedade começou antes da convocação
Matheuzinho também detalhou os sentimentos que antecederam a divulgação da lista. A presença na pré-lista já havia aumentado a expectativa, mas o lateral contou que precisou de tempo para assimilar a confirmação.
Mesmo já integrado aos treinamentos e vestindo o uniforme da Seleção, o corinthiano afirmou que ainda está absorvendo a experiência.
“É uma loucura, como eu falei. Quando você fica sabendo que está na pré-lista, já bate esse nervosismo. Você já fica com uma ansiedade. E, logo após você escuta seu nome na convocação, é algo que demora um pouco para cair a ficha. Na real, está caindo a ficha que eu estou aqui neste momento, que eu estou vestindo o uniforme da Seleção, que eu estou convivendo com os jogadores, com a comissão.”
“Então, demora um pouquinho, mas estou muito feliz, como eu falei, porque é a realização de um sonho e espero que eu possa ajudar. A expectativa é a melhor possível. Espero que nós tenhamos três partidas muito boas, onde a gente consiga fazer o nosso melhor. Ainda mais agora, no período de renovação da Seleção. Espero que a gente consiga se entrosar o mais rápido possível para conseguir fazer três amistosos muito bons.”
Estreia pode acontecer já como titular
O primeiro dos três compromissos desta sequência acontece nesta sexta-feira. Ancelotti confirmou Matheuzinho na lateral direita, enquanto Hugo Souza será o responsável pelo gol brasileiro.
A escalação anunciada pelo treinador tem Hugo Souza; Matheuzinho, Marquinhos, Vitor Reis e Douglas Santos; Danilo e Bruno Guimarães; Estêvão, Raphinha, Endrick e Vinicius Júnior.
Depois do primeiro encontro com a Austrália, o Brasil volta a enfrentar os donos da casa na terça-feira (29), às 7h, no Suncorp Stadium, em Brisbane. A sequência será encerrada diante da Índia, em 3 de outubro, às 11h, no Salt Lake Stadium, em Calcutá.
Para Matheuzinho, serão os primeiros capítulos da trajetória que espera construir com a Amarelinha. E a estreia pode começar justamente entre os 11 escolhidos por Ancelotti.







































