Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians | OneFootball

Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·06 de setembro de 2025

Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians

Imagem do artigo:Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians
  1. Por Fabio Luigi / Redação da Central do Timão

Sem atuar desde o dia 11 de agosto devido a uma cirurgia de hérnia inguinal, o atacante Yuri Alberto já finalizou o processo de transição e já treina normalmente com o elenco do Corinthians. Tudo isso em apenas 21 dias após o procedimento cirúrgico, realizado no dia 13 de agosto. Inicialmente, a previsão era de seis a oito semanas longe dos gramados.

A expectativa é que o centroavante do Alvinegro, artilheiro da equipe na temporada com 13 gols em 40 jogos, esteja disponível para a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, na Neo Química Arena. O duelo acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília).


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Para efeito de comparação, outros dois atletas do elenco do Corinthians tiveram a mesma lesão nos últimos meses e se recuperaram em um prazo maior: o lateral-esquerdo Hugo Farias (43 dias) e o zagueiro Gustavo Henrique (57 dias). Em entrevista à Gazeta Esportiva, a médica do esporte com 20 anos de carreira, Dra. Flávia Magalhães, que possui passagens por Atlético-MG, América-MG, CBF e Conmebol, comentou os possíveis fatores que ocasionaram no tempo “recorde” de recuperação do jogador.

“Existem alguns fatores que podem acelerar esse processo de recuperação. O primeiro é o tipo de procedimento cirúrgico adotado: técnicas menos invasivas, como a videolaparoscopia, tendem a gerar menos dor e permitir um retorno mais precoce às atividades.”

“Além disso, o perfil físico do atleta conta muito: jovens, com bom histórico de saúde, sem comorbidades e com excelente preparação muscular, costumam responder melhor ao tratamento. A estrutura de suporte de um clube de elite também faz diferença, já que o acompanhamento multidisciplinar, fisioterapia diária, fisiologia, nutrição, controle de cargas, cria um ambiente muito favorável para uma recuperação rápida e segura”, iniciou.

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o camisa 9 do Corinthians se recupera de contusões antes do prazo estipulado: desde que chegou ao clube na metade de 2022, voltou a atuar antes do esperado após uma fratura na costela, na região lombar e em questões musculares.

A doutora afirmou que a “capacidade regenerativa” de determinados jogadores pode fazer a diferença em casos como os de Yuri Alberto. Por outro lado, a profissional também ressaltou dos riscos que um retorno “precoce” podem causar ao atleta.

Provavelmente estamos falando de uma combinação de genética e hábitos. Alguns atletas têm uma capacidade regenerativa maior, o que acelera a cicatrização e a adaptação do organismo. Soma-se a isso o fato de ele já ter uma rotina muito disciplinada, com boa adesão a protocolos de fisioterapia, alimentação equilibrada e controle do sono. Esse conjunto pode fazer com que ele consiga antecipar etapas que, em outros casos, demandariam mais tempo. Mas é importante destacar: cada corpo reage de uma forma, e não se pode tomar o caso dele como regra.”

“O retorno tão precoce, embora possível em situações específicas, exige muita cautela. Se houver uma sobrecarga antes da completa cicatrização dos tecidos, pode existir risco de recidiva da hérnia, dor crônica na região ou até compensações musculoesqueléticas que gerem outras lesões. O fundamental é que esse retorno seja baseado em avaliações funcionais e não apenas no tempo do calendário. Se os testes clínicos e fisiológicos mostrarem que o atleta está apto, os riscos são menores, mas nunca inexistentes”, finalizou.

Após conviver com críticas no Corinthians durante a temporada 2023, o atacante Yuri Alberto deu a volta por cima no clube depois de ser comprado em definitivo pelo clube em janeiro do ano citado. Desde então, em 2024, foi artilheiro do Brasil em 2024 – 31 gols marcados -fundamental na arrancada da equipe no último Brasileirão – e protagonista do título Paulista de 2025, contra o Palmeiras.

Além de ser o maior artilheiro da história da Neo Química Arena com 44 gols anotados, é o goleador máximo do Corinthians no século XXI com 70 tentos anotados. Recentemente, renovou seu contrato até julho de 2030.

Veja Mais:

Imagem do artigo:Médica detalha fatores que podem ter contribuído para recuperação “recorde” de atacante do Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo