Zerozero
·07 de julho de 2025
México bate EUA com reviravolta e sagra-se campeão da Gold Cup

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·07 de julho de 2025
Nova conquista para o México na Gold Cup! Apesar da desvantagem madrugadora, El Tricolor conseguiu operar uma remontada e vencer os Estados Unidos da América, por 1-2, conquistando, assim, o troféu da prova. Guillermo Ochoa, Raúl Jiménez e Jorge Sánchez foram alguns dos jogadores titulados na madrugada desta segunda-feira.
Em relação à partida, os pupilos de Mauricio Pochettino - que procura conquistar o primeiro título desde que abandonou o PSG - pretendiam dar continuidade ao percurso positivo ao longo da prova, em busca do ouro, e foram os protagonistas da primeira ocasiões de perigo.
Sem tempo a perder, os anfitriões da prova inauguraram o marcador à passagem do quarto minuto de jogo. Na sequência de um pontapé livre convertido por Sebastian Berhalter - enviado de forma teleguiada para o interior da área -, Chris Richards superiorizou-se nas alturas e, com um remate de cabeça, abriu as hostilidades.
A resposta do México, porém, não tardou em surgir. Os comandados de Javier Aguirre subiram as linhas, correram atrás do prejuízo e rapidamente alcançaram a igualdade no marcador, por intermédio do ex-Benfica Raúl Jiménez. Aos 27', o avançado recebeu o esférico no interior da área, rodou e rematou de primeira, surpreendendo o guardião contrário. Destaque para a celebração do golo, em homenagem ao falecido Diogo Jota.
Daí em diante, as principais oportunidades de perigo pertenceram aos mexicanos, que se mantiveram bastante ativos em terrenos mais avançados. Os EUA apenas conseguiam jogar na defensiva e apostar em contra-ataques - Luis Malagón evitou um golo com uma bela defesa ao cair do pano - e o resultado manteve-se inalterado até à ida para os balneários.
No reatar da narrativa, a formação tricolor manteve-se superior aos adversários, com diversas iniciativas de muito perigo para a baliza defendida por Matt Freese - Roberto Alvarado, aos 51', ficou a milímetros de colocar o México em vantagem -, mas o golo teimava em não surgir.
Depois de uma noite bastante atarefada para o guarda-redes do Estados Unidos - e após ter defendido inúmeros remates, de todas as formas e feitios, no segundo tempo -, eis que o México conseguiu colocar-se na frente do marcador. Na sequência de um livre direto, Johan Vásquez desviou de cabeça, no interior da área, e o capitão Edson Álvarez apareceu em zona proibida, livre de marcação, para finalizar e colocar os mexicanos em vantagem.
Patrick Agyemang foi protagonista de uma oportunidade de ouro nos instantes finais da partida, mas valeu a coesão da linha defensiva do México para segurar o resultado e, consequentemente, conquistar - de forma consecutiva, a Gold Cup. Noite de bastante emoção e euforia para os adeptos mexicanos presentes no NRG Stadium.
Ao vivo