ecbahia.com
·18 de outubro de 2025
Mingo deve reforçar o Bahia contra o Grêmio; veja notícias sobre os lesionados

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·18 de outubro de 2025
O Bahia iniciou a preparação para enfrentar o Grêmio, pela 29ª rodada do Brasileirão, com notícias positivas do departamento médico.
Ainda sofrendo com uma extensa lista de desfalques por questões físicas, a comissão técnica tricolor começa a ver o movimento oposto acontecer, com jogadores saindo do DM e voltando a treinar com o elenco ou, em outros casos, dando início à transição física.
A principal novidade do treino no CT Evaristo de Macedo foi o retorno do zagueiro Ramos Mingo, que se recuperou de um edema na coxa e voltou a treinar normalmente com o grupo.
Ausente nos últimos jogos após um edema na coxa sofrido contra o Botafogo, Mingo retomou as atividades com bola no começo da semana, ainda de forma parcial, e seguindo o cronograma traçado para a sua recuperação é esperado que esteja disponível no fim de semana, diante da equipe gremista.
Já recuperado de lesão, o goleiro João Paulo vinha realizando trabalho individual de transição nos últimos dias e, nesta sexta, treinou parcialmente com o elenco, dando mais um passo para a sua recuperação.
Outras notícias positivas ficam pela presença de Luciano Juba e Erick Pulga no gramado. Ambos realizaram atividades de transição física no gramado.
Os dois jogadores ainda ficarão fora contra o Grêmio e ainda não devem estar disponíveis diante do Internacional, em jogo marcado para quarta-feira (22). Dentre eles, é provável que Juba seja o primeiro a voltar a ser escalado como titular.
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
O único jogador que ainda não está em transição física ou treinando com o time é o volante Caio Alexandre, que se recupera de uma lesão muscular recorrente em sua carreira.
Dessa forma, os médicos tratam a contusão com cautela para não ocorrer uma nova lesão – a exemplo do que aconteceu recentemente com Erick Pulga.
A equipe médica do Bahia trabalha para reduzir a lista de desfalques e aumentar as opções de Rogério Ceni na reta final da Série A.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo